Irdes homenageia Escola União, do Morumbi com maior Ideb de Pato Branco

Profissionais da Escola União, do Bairro Morumbi; a secretária municipal de Educação, Heloí Aparecida de Carli e o prefeito Augustinho Zucchi receberam do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES e da Associação dos Moradores do Bairro Morumbi menção honrosa pela conquista da média 8.0 no IDEB – índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Eles obtiveram a melhor pontuação entre escolas de Pato Branco. A entrega das menções honrosas a todos os profissionais aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 4/10, nas dependências da Escola, quando estiveram presentes o presidente do IRDES, Cláudio Petrycoski; o presidente da Associação de Moradores, Adelar Rodrigues Chaves; a presidente da União das Associações de Moradores de Bairros, Mari Cola; a diretora do Sindimetal Sudoeste, Meri Aparecida Moraes e o representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia Lúcio Paulo Nunes.

A meta do IDEB no Brasil é 5.5 e a média nacional chegou a 5.8. A Escola União obteve em 2011 média 6.1; 2013 – 6.9; 2015 – 7.7 e em 2017 – 8.0, o que representa um crescimento progressivo, comemora a diretora Angelita Bruzzo, orgulhosa do trabalho da equipe e do apoio que tem recebido por parte da Secretaria Municipal de Educação. “É um trabalho exaustivo e dedicado que foca em atender crianças com dificuldade de aprendizado para que não fiquem para tras e acompanhem os coleguinhas no aprendizado.”

Esta proposta da diretora se reflete claramente no comprometimento dos profissionais. Exemplo está no trabalho da professora Sandra Duarte que trabalha com alunos de 4ª e 5ª séries há 18 anos. “Os recursos tecnológicos são utilizados para gerar o aprendizado natural das crianças”, conta ela ressaltando que o resultado sempre é melhor. “Aplicamos simulados com correção imediata e diálogo com as crianças”, explica ela ressaltando que os alunos com maior dificuldade tem aula de reforço em horário normal ou turno inverso. “As crianças participam da própria avaliação e aprendem a, por si só, também detectarem as dificuldades.”

Para o prefeito Augustinho Zucchi é motivo de satisfação receber o reconhecimento, sendo uma prova mais de que a proposta pedagógica está no caminho correto e poderá mudar o rumo da vida de muitas crianças. “Fico agradecido aos professores, profissionais, não só da escola, mas de todas as escolas do município pelo esforço demonstrado.”

O presidente do IRDES, Cláudio Petrycoski disse que o Brasil precisa de exemplos positivos. A Escola União demonstra que o aprendizado é prioridade, adotando disciplina, atenção para com o aluno, inclusive tendo contato com seus familiares para resolução de problemas e uma proposta de ensino que, acima do trato profissional, há amor e vocação em ensinar. “Estamos muito felizes por estar reconhecendo pessoas que fazem a diferença no futuro de nossas crianças.”

O presidente da Associação de Moradores do Morumbi, Adelar Chaves agradeceu os profissionais da escola por entregarem aos alunos uma educação de qualidade. “Temos o privilégio de contar com vocês.”

Mari Cola detalha que ensinar é uma vocação. A Escola União tem profissionais que são referência e merecem o reconhecimento.

Profissionais homenageados: Andréia Regina Kuchma, Angelita Bruzzo, Cássia Cristina Citadin Basso, Cléia Mara Lodi, Dayana Artico Vieira dos Santos, Elizandra Tereza Kosloviski, Elizangela Kempfer, Emanuel Augusto Chaves de Almeida, Fernando Dreher, Gabrielli Leonarchirk Franco, Gilcicleri Nicholls Kuhl, Ivonete Favero Buganssa, Joceli Simões da Silveira, Liria de Fátima Dávila Ferri, Márcia Iung Dalolmo, Neusa Fátima Rigo Pociano, Patrícia Balbino Floriano, Sandra Maria Duarte, Silvana Marcelino da Rosa Carvalho, Silvana Araújo Lopes, Sônia Terezinha Santos, Suzana de Almeida, Tânia Giacomet Menin e Tereza Correa de Lima Koslovski.

Meri Moraes, que representava o Sindimetal Sudoeste disse que para alcançar algo acima das metas estabelecidas é preciso dedicação e, acima de tudo, amor, algo que vem do prefeito, da secretária municipal e da doação e superação de cada profissional. “Todos estão de parabéns.”