Notícias

Include forma nova turma e vivencia projeto inédito do Sebrae no país

Um evento especial marcou na noite de ontem (22/8), nas dependências do Sebrae, em Pato Branco, a formatura de jovens do Programa Include e do projeto Idealab  envolvendo cerca de 50 jovens que participaram das oficinas de informática, robótica e empreendedorismo. Houve a conclusão da primeira oficina de empreendedorismo do Brasil, Idealab, do Sebrae que deverá servir de base para aplicação em projetos Include de todo o país.

O Include é fruto da união de esforços envolvendo: Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Prefeitura de Pato Branco, Fogões Petrycoski, Instituto Campus Party, SEBRAE e Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. A metodologia empregada é da Tron.

Na oportunidade os participantes acompanharam apresentações musicais de parte da Orquestra de Cordas dos institutos Theóphilo Petrycoski e Prosdócimo Guerra e um momento especial quando a aluna do Include, hoje mediadora Amanda Caroline Furquim evidenciou a transformação de sua vida a partir do aprendizado tecnológico. “Estou emocionada, pois sei o quanto estas oficinas e o Include proporcionam de transformação na minha vida.”

Para Cláudio Petrycoski que preside o Irdes e lidera o incentivo para a realização do projeto. Oferecer perspectivas para jovens é algo altamente positivo. “Sabemos que sempre haverá algum tipo de transformação e será ótima para a sociedade. Investimos e acreditamos na importância da inclusão digital para os jovens, afinal é transformadora.“

O coordenador da Campus Party, Alexandre de Souza evidenciou que a metodologia é solta e cria um ambiente diferenciado de convívio entre os jovens participantes que poderão utilizar o conhecimento para a vida. “O futuro será totalmente diferente e devemos nos preparar para o que vem por aí.”

Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae agradeceu as entidades parceiras e evidenciou o apoio de Cláudio Petrycoski para o empreendedorismo. “É pessoa diferenciada que ajuda no desenvolvimento de nossa gente, sendo um exemplo para nós. Esta iniciativa é possível por este tipo de visão.”

Diogo Kalinke, do Sebrae, evidenciou que a metodologia Idealab é inédita e a primeira a ser adotada no país, com jovens sendo estimulados a usar metodologia para organizar ideias em ações práticas transformadoras. Uma oficina de três dias que foi observada de perto pelo Sebrae Nacional que esteve representado pela integrante da Unidade de Cultura Empreendedora, Manoela Cordeiro Alexandre.

            Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, secretária municipal de Assistência Social ressaltou que vê na periferia o amor das crianças por tecnologia. “Este projeto serve de apoio para a transformação na vida de muita gente, algo que nos leva a participar e agradecer os demais envolvidos.”

Géri Natalino Dutra, secretário municipal de Ciência Tecnologia e Inovação evidenciou as iniciativas de Pato Branco para a Área de Tecnologia, a Inventum e a projeção que o município vem alcançando por esta visão. “Estamos certos que iniciativas como o Include impulsionam as chances de progresso pessoal e profissional dos jovens envolvidos.”

Durante o evento houve o Day Include – Mostra de práticas robóticas junto aos jovens participantes, com exposição de alguns trabalhos realizados pelos alunos.

               Jovens formados no Include: Alan Bender, Camila Eliza Rordrigues, Eduardo Webber Carlota, Eduardo Luiz Pereira, Emerson Lucas Ribeiro, Guilherme de Morais T., Gustavo Rhian Carniel Barônio, Julia Tanterffer, Kauhê Cezar da Rosa, Kelvin Kauan Braga, Laura Lohmann de Andrade, Maria Fernanda Cezarin, Nathiely Vitoria Bertol, Stephanin Jefinin R. de Jesus, Yasmin Lugkierg, Amanda Caroline Machado, Beatriz Matiazzo, Carlos Francisco Satla da Maia, Eduardo Felipe Fergutz, Gustavo Vinicius de Lima, Jean Vório de Oliveira dos Santos, João Gabriel Martins de Moura C., Rainara Alves Glembosky, Rayssa Angeli, Sara Toldo, Vinicius Luiz Dias Barbinski, João Marcelo Ortina, Maikon Ícaro dos Santos, Gabriel M. Nundicker da Silva, Guilherme Macedo Nundicker, Guto Rodrigues, João Vitor Souza Neto, Juan Emílio Ramos de Oliveira S., Luca Rodrigues, Maria Clara Monteiro Queiroz, Mattheus Henrique W. do Amaral, Nathan Miguel Vicari, Ricardo Grik, Ricardo Hosda Pertile, Vinícius Nogueira Nundicker, Willian Gabriel de Lima R., Raqueli Santana, Alisson Patrick Santos A. de Souza, Eduarda Emanuelli dos S. Vidal, Jhonny Henrique Razi de Auila, Jaqueline de Mello Pereira, Samuel de Melo, Maria Eduarda Nogueira, Emanueli do Amaral, Elaine Maiara Mota Mallmam e Camilly Medeiros de Freitas

                Formados no Idealab: Alan Bender, Camila Rodrigues, Camilly Medeiros de Freitas, Eduardo Carloto, Eduardo Pereira, Emerson Lucas Ribeiro, Guilherme Trindade, Gustavo Lima, Jen Vitorio de Oliveira dos Santos, Kahuê Rosa, Laura Lohmann de Andrade, Luca Rodrigues, Nathan Vicari, Rafael Nassari, Rainara Alves, Ricardo Grik, Ricardo Hosda, Sara Toldo, Vinícius Babinski, Willian Rodrigues.

  Também presente no evento o presidente do Sindimetal Sudoeste, Olcimar Tramontini que auxiliou na entrega dos certificados. 

  As inscrições estão abertas para novas turmas nos bairros Alvorada e Planalto.

 

Fotos Rodinei Santos

 

Redação Marcelo Silveira Dallle Teze