A região perde Cláudio Petrycoski

       Uma das personalidades mais queridas da Região Sudoeste Paranaense faleceu no no início da noite de hoje (23/11), às 19h50min, no Hospital São Rafael, em Salvador, na Bahia. Cláudio Petrycoski, filho de Theóphilo e Maria Luisa Petrycoski, deixa cinco filhos e 12 netos e uma ampla relação com o povo sudoestino. Nascido em 11/07/1949, Cláudio Petrycoski foi um empresário icônico com histórico de sucesso no comando da Atlas Eletrodomésticos e com ampla liderança na vice-presidência do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP, onde foi presidente interino e com destacada atuação em entidades como o Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES, onde atuava como presidente; Sindimetal Sudoeste e Agência de Desenvolvimento do Sudoeste.

        Sua atuação empresarial ganhou destaque a partir de 1985, quando passou a presidir a Indústria de Fogões Petrycoski, tendo por base a produção de fogões a lenha. Se valendo da boa fase do Plano Cruzado, Cláudio contratou profissionais com experiência no ramo em outras indústrias do Setor para colocar a indústria em outro patamar. Assim, em 1988, conseguiu iniciar a produção dos fogões a gás modelos Piá, Piazito e Realce, o que marcou uma nova fase para a empresa com 50 unidades montadas ao dia. Ele participou diretamente do início das exportações e da mudança de nome para Atlas Eletrodomésticos, em 1996. Como empresário conquistou três Tops de Marketing ADVB-PR, em 1997, 2002 e 2012; Em 1994 recebeu da Associação Comercial e Industrial do Paraná o “Prêmio Excelência Empresarial”. Em 2001 houve novo reconhecimento público. Petrycoski recebeu das mãos do governador do Paraná, Jaime Lerner a Medalha e o Diploma do Mérito Industrial, concedido pelo Sistema Fiep. Em 2002, foi eleito para receber o Troféu Empresarial no Fórum Nacional de Líderes Empresariais, organização não-governamental, sediada em Belo Horizonte, MG ocupando primeiro lugar no Setor de Eletrodomésticos

Foi fundador da Comissão de Conciliação Prévia de Pato Branco; integrou o Movimento Brasil Confederação que prega o descentralismo do poder político no país; foi um dos disseminadores do Esperanto e do Tchoukball no Brasil e tem um histórico como o maior apoiador da história das entidades beneficentes e esportivas de Pato Branco, tal o amor pela sua cidade natal. Tanto que recentemente brindou a comunidade com o mais amplo e belo resgate histórico sobre Pato Branco.

Cláudio apreciava a cultura. Tanto que manteve, por muitos anos, o Grupo Atlas Patoart; os corais Chama Viva e Chaminha e diversas atividades culturais que tiveram sequência no Instituto Theóphilo Petrycoski – ITP.

Um apaixonado por sua gente, uma pessoa simples, determinada, terna, idealista, excêntrica também, mas com um coração gigante e voltado a evolução humana pelo esporte (Primeiro incentivador do Pato Futsal e entusiasta no desenvolvimento do Pato Basquete), pela cultura e pelas boas causas ligadas ao desenvolvimento econômico e social. Um cidadão exemplar e referência na relação com a sociedade e com os desafios cotidianos vividos por ela. Uma personalidade que fez história na história de nossa gente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe essa publicação:
Membro efetivo do conselho de administração do IRDES