ACEPB adota a frente “Investibilidade” do Pato Branco 2030

A Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco – ACEPB, está assumindo a frente “Investibilidade” do Pato Branco 2030. Uma iniciativa que envolveu a diretoria da ACEPB e do IRDES e permite a entidade elaborar estratégias e desdobramento para que as sugestões comunitárias apontadas no Pato Branco 2030 se materializem.

O Pato Branco 2030 envolveu pesquisas sobre habitabilidade – o que fazer para a cidade ser melhor para se viver; Visitabilidade – o que fazer para a cidade ser encantadora a quem a visita; Investibilidade – o que fazer para o município ser mais sedutor a quem pensa em investir ou reinvestir nele; Ambiente Potencializador – o que fazer para a comunidade potencializar atitudes transformadoras, inovadoras e empreendedoras; Sustentabilidade – o que fazer para o município respeitar mais o meio ambiente; Internacionalização – o que fazer para termos uma cidade internacionalizada e preparada para contatos com outros países e Compliance – o que fazer para termos uma cidade mais transparente na relação poder e cidadãos.

                O presidente do IRDES, Cláudio Petrycoski evidencia que a ACEPB teve uma atitude louvável e merece o apoio da entidade e da sociedade na materialização dos objetivos estabelecidos por nossa gente. “De parabéns o presidente Roberto Elias da Silva e demais dirigentes da ACEPB”.

                Antes das eleições municipais o IRDES, em parceria com entidades parceiras, inclusive ACEPB, estará fazendo uma revisão de objetivos e estabelecerá uma pauta aos candidatos para inclusão em seus respectivos planos de governo. “Entendemos que a sociedade civil organizada muitas vezes pode contribuir com maior assertividade para as priorizações necessárias.”

                O IRDES trabalhará, em seus debates, temas de relevância estratégica para o município e a maior parte deles baseada no Pato Branco 2030 que está no site e foi entregue para cada secretário municipal e a todos os vereadores eleitos. Inclusive o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla evidenciou em reunião do Sistema Regional de Inovação, ter utilizado bases do Pato Branco 2030 em algumas frentes estabelecidas.

                Na nova fase o IRDES estabelecerá o levantamento com a sociedade, em parceria com as entidades, e estará monitorando e agindo favoravelmente, de forma mais incisiva, para que o que foi demandado venha a se materializar.

                Seguindo bases do Fórum de Desenvolvimento de Pato Branco, que antecedeu o IRDES, começarão, em breve, debates e exposições sobre temas estratégicos da sociedade, entre eles, aproveitamento de energias renováveis; alternativas estruturais para o envelhecimento populacional; ampliação da multiplicação dos  conhecimentos tecnológico e científico; alternativas para a reinclusão de excluídos; a internacionalização como oportunidade transformadora e a criação de um pensamento liberto e reflexivo e a evolução pela politização populacional.

 

               

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES