Alunos do Colégio SESI desenvolvem projeto diferenciado para plantas fitoterápicas

Uma pareceria entre Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná/Colégio SESI e Prefeitura Municipal de Pato Branco deu início ao plantio e desenvolvimento de soluções fitoterápicas em Pato Branco.  Tudo começa envolvendo 144 alunos do Colégio Sesi, tendo 20 deles envolvidos diretamente no projeto, conforme conta Juliane Agnes, coordenadora geral SESI/SENAI.

Coordenado pelos professores Marcos Gazola, de Química e Talita Kroetz, de Biologogia o Colégio Sesi, dirigido por Jackeline Campos deu um desafios para os alunos que participaram do desenvolvimento do projeto Fitoconsciência, algo que aproxima o jovem do contato com a natureza e do entendimento do que ela, de fato, pode oferecer.

As atividades iniciaram no dia 15 de junho e acontecerão todas as terças-feiras, das 14 às 16 horas no Colégio SESI. “Serão ministradas aulas teóricas e práticas sobre o plantio, rastreamento, processo de limpeza, embalagem e rotulagem”, comenta a diretora Jackeline evidenciando que os fitoterápicos oferecerão oportunidades desde a extração de óleos, tinturas, elaboração de chás, emplastos até a produção de sucos.

A ideia do Colégio é, numa etapa futura, quando o Covid estiver menos intenso, levar para escolas do ensino público o aprendizado, começando pela de São Roque do Chopim/Nova Espero que teve dirigentes auxiliando na aquisição das primeiras mudas.

Na aula inaugural, realizada na manhã do dia 22/6 estiveram presentes o vice-presidente do Sistema FIEP, Cláudio Petrycoski e a vice-prefeita, Angela Padoan; bem como Meri Aparecida Moraes que coordena o projeto junto ao Conseg e IRDES.

Cláudio Petrycoski disse que dá prazer em ver projetos tão bem elaborados pelos alunos, algo importantíssimo para o sucesso da iniciativa”, finalizou parabenizando os professores e ressaltando que estudará, oportunamente, a possibilidade de levar proposta similar para outras escolas da Rede SESI de ensino. Já Angela Padoan enfatizou que estudou biomedicina e os jovens não tem ideia da relevância deste aprendizado. “É algo que abrirá portas importantes para vocês”, ressaltou enfatizando que o plantio de ervas medicinais e sua transformação é, também, algo bem visto pelo prefeito Robson Cantu.

Meri Aparecida Moraes disse que o dia é de estrelato dos alunos. Afinal eles estão, com um projeto diferenciado, criando novos conhecimentos e tendo a oportunidade de manter contato que pode mudar suas próprias trajetórias profissionais. “Futuramente, conforme forem os trabalhos, podem surgir daí empreendimentos e atividades que gerem tributos, empregos e desenvolvimento para nossa gente”, disse ela ressaltando que é um primeiro passo.

O prefeito Robson Cantu é um dos entusiastas em relação ao assunto e já manifestou interesse em apoiar iniciativas que disseminem conhecimento sobre fitoterápicos no município. “É algo que gera, sim, benefícios para nossa gente e leva ao jovem conhecimentos que, na cidade, ele não tem acesso. Tanto que queremos mais escolas buscando esta alternativa.”

 

 

Compartilhe essa publicação:
Membro efetivo do conselho de administração do IRDES