Uma pareceria
entre Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná/Colégio SESI
e Prefeitura Municipal de Pato Branco deu início ao plantio e desenvolvimento
de soluções fitoterápicas em Pato Branco. Tudo começa envolvendo 144
alunos do Colégio Sesi, tendo 20 deles envolvidos diretamente no projeto,
conforme conta Juliane Agnes, coordenadora geral SESI/SENAI.
Coordenado
pelos professores Marcos Gazola, de Química e Talita Kroetz, de Biologogia o
Colégio Sesi, dirigido por Jackeline Campos deu um desafios para os alunos que
participaram do desenvolvimento do projeto Fitoconsciência, algo que aproxima o
jovem do contato com a natureza e do entendimento do que ela, de fato, pode
oferecer.
As atividades
iniciaram no dia 15 de junho e acontecerão todas as terças-feiras, das 14 às 16
horas no Colégio SESI. “Serão ministradas aulas teóricas e práticas sobre o
plantio, rastreamento, processo de limpeza, embalagem e rotulagem”, comenta a
diretora Jackeline evidenciando que os fitoterápicos oferecerão oportunidades
desde a extração de óleos, tinturas, elaboração de chás, emplastos até a
produção de sucos.
A ideia do
Colégio é, numa etapa futura, quando o Covid estiver menos intenso, levar para
escolas do ensino público o aprendizado, começando pela de São Roque do
Chopim/Nova Espero que teve dirigentes auxiliando na aquisição das primeiras
mudas.
Na aula
inaugural, realizada na manhã do dia 22/6 estiveram presentes o vice-presidente
do Sistema FIEP, Cláudio Petrycoski e a vice-prefeita, Angela Padoan; bem como
Meri Aparecida Moraes que coordena o projeto junto ao Conseg e IRDES.
Cláudio
Petrycoski disse que dá prazer em ver projetos tão bem elaborados pelos alunos,
algo importantíssimo para o sucesso da iniciativa”, finalizou parabenizando os
professores e ressaltando que estudará, oportunamente, a possibilidade de levar
proposta similar para outras escolas da Rede SESI de ensino. Já Angela Padoan
enfatizou que estudou biomedicina e os jovens não tem ideia da relevância deste
aprendizado. “É algo que abrirá portas importantes para vocês”, ressaltou
enfatizando que o plantio de ervas medicinais e sua transformação é, também,
algo bem visto pelo prefeito Robson Cantu.
Meri Aparecida
Moraes disse que o dia é de estrelato dos alunos. Afinal eles estão, com um
projeto diferenciado, criando novos conhecimentos e tendo a oportunidade de
manter contato que pode mudar suas próprias trajetórias profissionais.
“Futuramente, conforme forem os trabalhos, podem surgir daí empreendimentos e
atividades que gerem tributos, empregos e desenvolvimento para nossa gente”,
disse ela ressaltando que é um primeiro passo.
O prefeito
Robson Cantu é um dos entusiastas em relação ao assunto e já manifestou
interesse em apoiar iniciativas que disseminem conhecimento sobre fitoterápicos
no município. “É algo que gera, sim, benefícios para nossa gente e leva ao
jovem conhecimentos que, na cidade, ele não tem acesso. Tanto que queremos mais
escolas buscando esta alternativa.”




