Geri
Natalino Dutra, Volmir Sabbi, Carlinho Polazzo e Robson Cantu receberam na
manhã da última sexta-feira (9/10) o documento Pato Branco 2030. A iniciativa é realizada
pelo Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES, em
parceria com a Atlas Eletrodomésticos e Jornal Diário do Sudoeste e com o apoio
do Sindimetal Sudoeste, do Sistema Fiep (Sesi,Senai e IEL), do Observatório
Social do Brasil – Pato Branco (OSB-PB), do Senac e do Sebrae PR. Apoiaram a
iniciativa: TV Sudoeste, TV Humaitá, Rede Massa, Rádio Celinauta AM, Rádio
Itapuã AM, Rádio Cidade AM, Rádio Elite FM, Movimento FM, Ativa FM, Liberdade
FM, Revista Diference, Scala Bar, Revista Demoto, Jornal BR1010, Portal O Alvo,
Veja Pato Branco, Patob, entre outros veículos de comunicação.
Os candidatos receberam,
na oportunidade, além do Pato Branco 2030 receberam o Guia do Candidato
Amigo do Pequeno Negócio do Sebrae, através do Gerente Cesar Colini. Também
acompanharam manifesto do advogado João Paulo Frai que representando a Comissão
de Ações para a devolução do terreno do Lar dos Idosos (Clubes de Rotary de Pato
Branco, Fiep, IRDES, Gama e União das Associações de Moradores) manifestou
preocupação com a condição atual da entidade. Após o grupo Empoderação Cidadã,
do Bairro Planalto, através de Meri Aparecida Moraes (Irdes e Sindimetal) e
Altir Bergamaschi (Comunidade) apresentaram os sonhos daquela comunidade e
demandas futuras para os candidatos.
André Almeida, representando
o Diário do Sudoeste falou sobre a importância da democracia e da defesa de
boas causas comunitárias. “Estamos certos que a proposta de colher sugestões da
comunidade e repassar aos candidatos é importante.”
Foram 143 lideranças
apontando sugestões evolutivas para o território. A iniciativa já é
tradicionalmente realizada pelo IRDES que também trabalhou, durante pleitos
eleitorais, a Campanha Pato Branco 2022 e muitos itens sugeridos pelos
participantes se transformaram em ações efetivas no município que estão
disponíveis no site www.irdes.org.br para
a comunidade e candidatos ao Legislativo e ao Executivo.
O resultado do Pato
Branco 2030, organizado pelo IRDES, se resume em 43 páginas de propostas para
transformação município, colhidas entre 1 a 30 de junho. Foram
colhidas opiniões sobrehabitabilidade – o que fazer para tornar a cidade melhor
para se viver; visitabilidade – o que fazer para a cidade ser ainda mais
encantadora aos visitantes; investibilidade – o que fazer para a cidade
ser sedutora a quem tem interesse em empreender; ambiente potencializador – o
que a cidade precisa ter para incentivar, ainda mais, iniciativas inovadoras
que proporcionem transformações econômicas e sociais e a modernização da
Administração Pública; sustentabilidade – o que o município deve
priorizar para a proteção e preservação do meio ambiente; internacionalização –
o que a cidade pode fazer para potencializar a conexões e seu contato com o
mundo e Compliance – o que fazer para que haja o aprimoramento da aplicação dos
recursos públicos. O último questionamento aos pesquisados foi: “ Se você fosse
prefeito (a) de Pato Branco o que faria, na prática, nos quatro anos de gestão,
tendo por base carências da comunidade?”
Segundo o empresário e
dirigente do IRDES, Cláudio Petrycoski estar ouvindo as forças vivas e atuantes
da sociedade é algo extremamente positivo e pauta o bom debate político. “Boas
campanhas são realizadas a partir de grandes propostas que não precisam ser,
necessariamente, novas, mas sintonizadas aos anseios da comunidade e a proposta
de pesquisa Pato Branco 2030 atende tal necessidade. Planos de governo pautados
a partir das prioridades comunitárias se tornam mais fortes e estamos certos de
que interagindo com líderes das entidades será possível colher excelentes
propostas de desenvolvimento.”
Os documentos Pato Branco
2030 foram entregues pelo vice-presidente do IRDES, Evandro Neri; pelo
presidente do Sindimetal Sudoeste, Olcimar Tramontini; pelo gerente do Senac,
Vanderlei Pinheiro Correia; pela diretora do Diario do Sudoeste, Delise
Guarienti Almeida e pelo empresário Cláudio Petrycoski.
O presidente do Irdes,
Marcelo Dalle Teze agradece os grupos políticos e espera que, assim como foi
com o Pato Branco 2022, a expectativa é de que muitas sugestões sejam acolhidas
e auxiliem no desenvolvimento econômico e social de Pato Branco. Na oportunidade
ele agradeceu Cláudio Petrycoski pelo contínuo apoio ao IRDES, desde a fase do
Fórum de Desenvolvimento, sobre iniciativas da Entidade e agradeceu a empresa
EAMais pelo novo site disponibilizado.




