Candidatos recebem propostas do Pato Branco 2030

Geri Natalino Dutra, Volmir Sabbi, Carlinho Polazzo e Robson Cantu receberam na manhã da última sexta-feira (9/10) o documento Pato Branco 2030.  A iniciativa é realizada pelo Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES, em parceria com a Atlas Eletrodomésticos e Jornal Diário do Sudoeste e com o apoio do Sindimetal Sudoeste, do Sistema Fiep (Sesi,Senai e IEL), do Observatório Social do Brasil – Pato Branco (OSB-PB), do Senac e do Sebrae PR. Apoiaram a iniciativa: TV Sudoeste, TV Humaitá, Rede Massa, Rádio Celinauta AM, Rádio Itapuã AM, Rádio Cidade AM, Rádio Elite FM, Movimento FM, Ativa FM, Liberdade FM, Revista Diference, Scala Bar, Revista Demoto, Jornal BR1010, Portal O Alvo, Veja Pato Branco, Patob, entre outros veículos de comunicação.

Os candidatos receberam, na oportunidade, além do Pato Branco 2030 receberam o Guia do Candidato Amigo do Pequeno Negócio do Sebrae, através do Gerente Cesar Colini. Também acompanharam manifesto do advogado João Paulo Frai que representando a Comissão de Ações para a devolução do terreno do Lar dos Idosos (Clubes de Rotary de Pato Branco, Fiep, IRDES, Gama e União das Associações de Moradores) manifestou preocupação com a condição atual da entidade. Após o grupo Empoderação Cidadã, do Bairro Planalto, através de Meri Aparecida Moraes (Irdes e Sindimetal) e Altir Bergamaschi (Comunidade) apresentaram os sonhos daquela comunidade e demandas futuras para os candidatos.

André Almeida, representando o Diário do Sudoeste falou sobre a importância da democracia e da defesa de boas causas comunitárias. “Estamos certos que a proposta de colher sugestões da comunidade e repassar aos candidatos é importante.”

Foram 143 lideranças apontando sugestões evolutivas para o território.  A iniciativa já é tradicionalmente realizada pelo IRDES que também trabalhou, durante pleitos eleitorais, a Campanha Pato Branco 2022 e muitos itens sugeridos pelos participantes se transformaram em ações efetivas no município que estão disponíveis no site www.irdes.org.br para a comunidade e candidatos ao Legislativo e ao Executivo.

O resultado do Pato Branco 2030, organizado pelo IRDES, se resume em 43 páginas de propostas para transformação município, colhidas entre 1 a 30 de junho.  Foram colhidas opiniões sobrehabitabilidade – o que fazer para tornar a cidade melhor para se viver; visitabilidade – o que fazer para a cidade ser ainda mais encantadora aos visitantes;  investibilidade – o que fazer para a cidade ser sedutora a quem tem interesse em empreender; ambiente potencializador – o que a cidade precisa ter para incentivar, ainda mais, iniciativas inovadoras que proporcionem transformações econômicas e sociais e a modernização da Administração Pública;  sustentabilidade – o que o município deve priorizar para a proteção e preservação do meio ambiente; internacionalização – o que a cidade pode fazer para potencializar a conexões e seu contato com o mundo e Compliance – o que fazer para que haja o aprimoramento da aplicação dos recursos públicos. O último questionamento aos pesquisados foi: “ Se você fosse prefeito (a) de Pato Branco o que faria, na prática, nos quatro anos de gestão, tendo por base carências da comunidade?”

Segundo o empresário e dirigente do IRDES, Cláudio Petrycoski estar ouvindo as forças vivas e atuantes da sociedade é algo extremamente positivo e pauta o bom debate político. “Boas campanhas são realizadas a partir de grandes propostas que não precisam ser, necessariamente, novas, mas sintonizadas aos anseios da comunidade e a proposta de pesquisa Pato Branco 2030 atende tal necessidade. Planos de governo pautados a partir das prioridades comunitárias se tornam mais fortes e estamos certos de que interagindo com líderes das entidades será possível colher excelentes propostas de desenvolvimento.”

Os documentos Pato Branco 2030 foram entregues pelo vice-presidente do IRDES, Evandro Neri; pelo presidente do Sindimetal Sudoeste, Olcimar Tramontini; pelo gerente do Senac, Vanderlei Pinheiro Correia; pela diretora do Diario do Sudoeste, Delise Guarienti Almeida e pelo empresário Cláudio Petrycoski.

O presidente do Irdes, Marcelo Dalle Teze agradece os grupos políticos e espera que, assim como foi com o Pato Branco 2022, a expectativa é de que muitas sugestões sejam acolhidas e auxiliem no desenvolvimento econômico e social de Pato Branco. Na oportunidade ele agradeceu Cláudio Petrycoski pelo contínuo apoio ao IRDES, desde a fase do Fórum de Desenvolvimento, sobre iniciativas da Entidade e agradeceu a empresa EAMais pelo novo site disponibilizado.

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES