Capanema estrutura modelo de desenvolvimento similar ao de Maringá

A comunidade de Capanema tem a oportunidade de pautar aos seus representantes políticos suas prioridades numa iniciativa inédita que está começando. O primeiro passo para isso foi dado com o início das atividades do PRODEC – Programa de Desenvolvimento Econômico de Capanema, numa parceria entre Prefeitura, SEBRAE-PR e Sociedade Civil Organizada.

O PRODEC, conta Maria Auria Muhlmann, coordenadora do Projeto na região pelo SEBRAE, que trará uma metodologia inovadora e deverá “mobilizar as lideranças da Cidade em prol do desenvolvimento sustentável da economia do Município numa interação entre os setores Público e Privado, com o fundamental apoio das instituições de ensino.”

Dentro do PRODEC haverá em breve a realização de uma ampla pesquisa de campo qualitativa e quantitativa, com entrevistas envolvendo lideranças sobre a visão delas em relação ao município. “Teremos especialistas na área analisando e registrando, no contato direto com as lideranças entrevistadas, as demandas do município”, comenta Cesar Giovani Colini, gerente do SEBRAE PR ressaltando que tal levantamento será de extrema importância na planificação estratégica.

A partir da conclusão da pesquisa haverá o planejamento estratégico dando uma visão de longo prazo para o município. Segundo Cesar é a oportunidade para a comunidade sonhar e estabelecer seu sonho a longo prazo e, depois, voltar ao presente e definir o passo-a-passo para chegar lá. “Haverá um desdobramento do planejamento estratégico, com planos de ações que nortearão a relação da comunidade com seus representantes.”

Tudo será gerido pelo Comitê Organizador do PRODEC, que foi recentemente implantado. Ele conduzirá as etapas seguintes de evolução do Programa. Integram o Comitê João Pedro Markus, Guilherme Alexandre, Andrea Paeze, Raquel Belchior Szimanski, Zaida Paraboz, Romanti Ezer Barbosa, José Carlos Balzan, Américo Belle, Sebastian Barbosa, Alaor Jacer Dreher,  Cheila Carine Candetten, Matheus Campagnolo e Cheila Nunes dos Santos.

A evolução do Comité Organizador, para haver, futuramente, o acompanhamento do que foi definido pelas lideranças envolverá a formação de um Conselho de Desenvolvimento Econômico para Capanema. Ele dará perpetuidade a proposta, algo similar ao que acontece no CODEM – Conselho de Desenvolvimento de Maringá.

No entendimento do prefeito Américo Bellé, o PRODEC é uma importante oportunidade para Capanema. “Poderemos alcançar o desenvolvimento continuado, independente da gestão e das transições. É preciso pensar no futuro de forma sustentável e racional. Precisamos plantar e continuar regando as boas ideias. Afinal nos municípios em que o PRODEC foi implantado ocorreram benefícios transformadores. “

Bellé diz que nos próximos meses o SEBRAE-PR aplicará metodologias diferenciadas que permitirão, na fase final, a constituição de uma entidade permanente de apoio ao desenvolvimento econômico, ou seja, o Conselho. “Serão várias lideranças se articulando em ações voltadas ao fortalecimento da economia local, dos pequenos negócios e do associativismo, o que faz com que todos saiam ganhando com a iniciativa. Afinal o PRODEC apresenta um mecanismo de potencialização da inteligência coletiva para o bem comum.”

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES