A expectativa era grande, tanto para professores e
direção quanto para os mais de 8,6 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de
Pato Branco para a volta às aulas. Nesta quarta-feira (21), as aulas retornaram
em formato híbrido, seguindo as normas sanitárias, e com o novo material
didático do Sistema de Ensino Aprende Brasil.
“Hoje retornamos para o segundo semestre do ano
letivo de 2021, seguindo todas as normas sanitárias de enfrentamento à
covid-19. Importante reforçar que todos os nossos professores já foram
vacinados com a primeira dose contra o vírus”, destaca a secretária de Educação
e Cultura Simone Painim. Retornaram alunos da educação infantil 4 e 5 e alunos
do Ensino Fundamental, do 1° ao 5° ano.
“Também entregamos o nosso novo material didático,
para os pais e alunos. Um material inovador, que os pais poderão acompanhar o
que os filhos estão aprendendo, assim potencializando a qualidade do ensino pato-branquense.
Um material amplo, integrado e com as devidas especificidades de cada
série/ano. Dessa forma, os alunos, professores e familiares poderão contar com
uma aprendizagem efetiva, moderna e eficaz”, ressalta a secretária.
Com um investimento de R$ 2.363.818,88 em recursos
próprios, a Administração Municipal de Pato Branco, através da Secretaria
Municipal de Educação e Cultura, está aderindo ao material didático do Sistema
de Ensino Aprende Brasil, da Editora Aprende Brasil, uma empresa do Grupo Positivo.
“Eu não tive a oportunidade de ter um canudo
(formação no ensino superior), mas consegui que meu irmão e filhos pudessem
ter, e quero que os filhos de todos os pato-branquenses também tenham essa
oportunidade de ter uma formação digna, com muita qualidade. Buscamos por um
material que potencialize a qualidade da educação em nosso município, dando a
mesma oportunidade aos nossos alunos, que os alunos da rede particular têm. A
maior obra do futuro é investir na educação e estamos trabalhando muito nisso”,
pontua o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
O pai Cleiton Silvério diz que o conteúdo é
expansivo, agregando ao conhecimento e fazendo com que a criança esteja mais à
vontade. “A gente deu uma olhada em casa e viu que isso irá agregar muito ao estudo,
ensino deles”, destacou.
Para a mãe Suzani Zoleti, o material será de grande
valia para o desenvolvimento das crianças, especialmente diante do
enfrentamento à pandemia. “A gente vai ter a mesma oportunidade que as crianças
da rede particular. Os professores, com certeza, vão se dedicar muito a esse
material, e nós, como pais, vamos estar orientando da maneira que a gente
consegue também. Vai ser muito bom mesmo para o desenvolvimento das crianças,
com todo esse tempo parado”.






