Como conseguir uma bolsa de estudo no Exterior

A oportunidade de conseguir bolsas de estudo fora do Brasil

Você sonha em estudar no exterior? Pode ser uma oportunidade mais próxima do que você imagina.  Estudantes que concluíram o ensino Médio e profissionais em busca de aperfeiçoamento tem a possibilidade de aperfeiçoar conhecimento com especializações, mestrados e até doutorados em outros países. E lembrando: a experiência internacional pode fazer ampla diferença na sua carreira, pelo conhecimento de novas realidades culturais e econômicas.
Não se assuste.  Planejamento bem a realidade que parece distante pode ser mais próxima do que o imaginado. Há de se programar e ter caminhos para despesas com vistos, passagens, hospedagens e aulas ou identificar opções que eliminem tais custos de seu bolso.

Entenda mais sobre bolsa de intercâmbio

Vantagens do intercâmbio:
  Melhorar a fluência de um novo idioma;
  Conhecer novas culturas;
  Para os jovens, viver a independência e a distância da família;
  Criação de novas oportunidades de relacionamentos e profissionais;
  Criar um novo patamar de reconhecimento na carreira profissional;
  Média de remuneração no mercado maior do que aqueles que não têm vivência internacional.

  Compreendendo melhor a bolsa intercâmbio

  A bolsa de intercâmbio pode garantir ajuda, auxílios em custos integralmente ou parcialmente, podendo incluir, até mesmo, a passagem ida e volta. Existem pelo mundo diversos programas de bolsas de estudo no exterior.
  Para conseguir com maior facilidade você deve ter domínio de um segundo idioma, apesar de existirem programas em Língua Portuguesa. Também deve ter uma especialização profissional com graduação específica que dará a possibilidade de buscar conhecimentos adicionais via pós, mestrado, doutorado ou até pós-doutorado.
  Se você está saindo do Ensino Médio também tem oportunidade. Basta localizar uma faculdade que pretenda estudar e verificar se eles possuem bolsas específicas para a sua realidade. Após identificado envie documentos comprobatórios de sua trajetória estudantil que tudo será avaliado e você pode ser aprovado para a bolsa. Existem coberturas com bolsas parciais e totais.

Passos para chegar lá

O primeiro passo é pesquisar instituições de credibilidade e agências de intercâmbio. Mas cuidado: Fique muito atento para possíveis fraudes e cheque os antecedentes de agências e os sites das instituições de ensino. No mundo existem verdadeiras armadilhas, neste sentido, para o tráfico humano voltado a prostituição, transporte de drogas e até mesmo a retirada de órgãos.
Como eliminar problemas? Veja quem já fez intercâmbio e se deu bem com a agência, procurando mais do que uma fonte, não indicada pela agência. Conhecidos, Rotarys e quem tem vivência internacional pode orientá-lo.
Existem diversos programas com processos seletivos próprios postados no site da instituição de Ensino, onde o aluno deverá preencher cadastro com comprovações solicitadas relacionadas a desempenho escolar e renda, principalmente.  Aumente suas chances de êxito na solicitação apresentando cartas de recomendação do corpo docente da escola onde frequentou o ensino médio, superior, onde trabalhou e até mesmo de lideranças, como o prefeito da sua cidade.
A maioria dos casos de atividades ligadas ao Ensino Superior o estudante deverá provar conhecimento de outro idioma, especialmente o Inglês, mediante apresentação de resultados de testes como Toefl (Mais solicitado) e Ieilts.

 Dicas

Comprovação de renda –  O estudante deverá comprovar que não poderá arcar com os custos.
Vestibulares – Algumas instituições não aceitam vestibular e acolhem notas do ENEM. Cada caso é um caso. Existem testes de ingresso específicos em cada país, que podem ou não ser necessários.
Histórico escolar – Para quem está estudando no ensino médio e superior deve ficar atento para obter as melhores notas possíveis. Elas poderão fazer toda a diferença ao pleitear bolsas de estudo. Notas baixas na trajetória de ensino médio e durante o ensino superior são consideradas como fatores de eliminação de pretendentes.
Cartas de recomendação – Como já citamos ter cartas de recomendação é fundamental para o êxito na busca por bolsas.
Estude a cultura do país que buscará a bolsa – Você deve saber os costumes, as leis e o entendimento conjuntural baseado nas culturas de cada país. Já ocorreram casos de jovens que perderam bolsas em casos que aqui no Brasil seriam considerados naturais. Ex.: Um professor de um país mandou um convite, via Correios, para um aluno brasileiro estimado, para seu aniversário, via Correios. Indisposto para ir ao aniversário o aluno ficou no apartamento e deixou de comparecer. Após um tempo o professor citou a percepção de sua ausência. O aluno foi pontual em afirmar que não recebeu o convite (Na realidade recebeu). Imediatamente o professor acionou os Correios que, por sua vez, fizeram a checagem e identificaram que o aluno, de fato, havia recebido, inclusive com testemunhas. O fato levou a expulsão do jovem do programa de intercâmbio por mentir com algo tão sério que é os Correios daquele país. Aí está uma prova de que as culturas devem ser levadas em alta consideração para que sejam evitados transtornos.  Existem algumas práticas não aceitas em outros países. Ex.: Entrar de calçado numa residência; fazer xixi na estrada; tomar bebidas alcoólicas na rua; jogar lixo na rua...
Cuidados adicionais – Evite falar de política partidária do país; jamais se envolva com drogas ou atividades ilícitas; tenha sua documentação com você sempre; veja se sua carteira de habilitação para dirigir vale naquele país (Pode fazer carteira internacional no Brasil, antes exigindo apenas o pagamento de uma taxa para ser retirada), porém tem países que a carteira nacional tem validade; Faça um planejamento financeiro e crie condições de receber, no país, dinheiro do Brasil, se necessário; Faça um seguro internacional de bom valor para casos de doença, acidentes e/ou imprevistos. E importante: mesmo indo para um país para aprender o idioma tenha, pelo menos, uma base de aprendizado.

Modalidades de bolsa

· Curso de idioma;
· Curso profissionalizante;
· Curso de especialização;
· Programa de férias (Estudo intensivo de algo);
· Graduação;
· Pós-graduação;
· Mestrado e doutorado;

Países mais requisitados

Estados Unidos – Os intercambistas são atraídos pelo clima de temperaturas intermediárias, atrativos turísticos, alimentação mais acessível e farta do que na Europa, estilo de vida próximo ao nosso e pelo nível das instituições. Califórnia, Miami, Nova Iorque, Chicago e Boston são cidades que estão em alta
Canadá – Há um acolhimento diferenciado ao intercambista. O baixo custo e a qualidade de vida no Canadá chamam atenção. Há maior facilidade para ser um imigrante do que a maioria dos outros países, obtendo visto de residência permanente. Permite facilidade em encontrar trabalho para renda extra, com possibilidade de até 20 horas/semana em aula e 40 horas semanais em fases de férias.  Vancouver, Toronto e Montreal são as cidades mais buscadas para intercâmbio no Canadá
Espanha – Para que busca um ensino mais tradicional e contato com culturas clássicas a Espanha é uma alternativa interessante. As cidades mais buscadas para intercâmbio são Barcelona, Madrid e Sevilha, pois, com uma infraestrutura de primeiro mundo estão preparados para receber estudantes de fora.
Portugal – Apresenta a facilidade do idioma e a proximidade cultural e diplomática tornam tudo mais fácil. O país mãe do Brasil apresenta faculdades tradicionais e conceituadas mundialmente como as universidades de Porto, Lisboa e Coimbra, altamente requisitadas.
Irlanda - É um país que tem um custo de vida baixo e alta atratividade para intercambistas brasileiros. Os pacotes de estudos envolvem trabalho remunerado e a possibilidade de conviver com uma população acolhedora. Possui muitas opções de entretenimento e lazer e diversas escolas de idiomas para aprendizado. É um país de paisagens paradisíacas.
Austrália – Um país de característica cultural ocidentalizada. Clima similar ao do Brasil, fauna exótica sendo mais interessante para quem opta por aventuras e esportes radicais.  Permite facilidade em encontrar trabalho para renda extra, com possibilidade de até 20 horas/semana em aula e 40 horas semanais em fases de férias. Tem uma política de imigração facilitada para algumas profissões.
Nova Zelândia – É um dos países de melhores condições para se viver. Menos corrupto e fácil para abrir atividades empreendedoras. País de paisagens paradisíacas e oportunidades para quem adora aventuras. Conta com ampla variedade de instituições de ensino superior qualificadas. O país incentiva a contratação de mão de obra estrangeira.
Inglaterra – Um país de referência na influência cultural mundial. Mais conservador nas linhas de atividades, porém abriga instituições de ensino de alta respeitabilidade internacional. Oportunidade para o aprendizado do inglês com sotaque britânico. Ótimas oportunidades para acesso a cultura, museus, eventos e atividades de desenvolvimento pessoal. O país apresenta um dos maiores custos para intercâmbio.
Itália – A Itália possui instituições de renome internacional, como a Universidade de Bolonha (Bologna), fundada em 1088, que conta com quase 90 mil estudantes, inclusive aceitando bolsas internacionais. Em Milão (Milano) a instituição Formaper permite cursos e pós-graduações vinculadas ao meio empresarial (www.formaper.it ); também existem agências de desenvolvimento territorial que podem auxiliar na busca por alternativas de aprimoramento: https://www.aster.it/en   - Agência de desenvolvimento territorial da Região da Emília Romana; a Sipro apresenta ações de desenvolvimento no território de Ferrara  https://www.siproferrara.com/ ; Nas proximidades de Turin (Torino) existe a entidade Agenform, responsável por cursos técnicos relacionados a agroindustrialização https://www.agenform.it/ . Pato Branco também possui uma ampla integração com a comunidade de Verona, onde há um histórico de relações pelo trabalho. Verona chegou, em determinadas fases, a acolher mais de cinco mil patobranquenses.
Alemanha – É um dos países de maior avanço tecnológico e próspero da Europa. Um país maravilhoso para busca de novos conhecimentos atraindo intercambistas principalmente em Munique e Berlin. Pela proximidade permite circulação em países vizinhos e ganhos culturais diferenciados. Estudar na Alemanha apresenta uma elevação considerável no reconhecimento curricular.
França – País de turismo diferenciado e características diferenciadas para quem busca incremento curricular. O país conta com universidades tradicionais, porém apresenta custo de vida elevado. O estudante pode trabalhar enquanto estuda.

Oportunidades

·  FUNDAÇÃO LEMANN/KELLOG/FUNDO BAOBA – Voltado a equidade racial no Brasil. Destina bolsa de estudos para estudantes negros em bolsas de pós-graduação em áreas como: Saúde, Educação e Gestão Pública nas universidades de Harvard, Columbia, Stanford, MIT, Illinois de Urbana Champaign e de Oxford que são parceiros do Programa. A iniciativa oferece bolsas individuais e oportunidades de desenvolvimento profissional para quem trabalha com impacto social. Há casos de 100% das despesas anuais custeadas.
 ·  SANTANDER UNIVERSIDADES: jovens em vulnerabilidade social podem entrar em universidades brasileiras e fazer curso de idioma com bolsa de até R$300,00 por mês.
·  FUNDAÇÃO CAROLINA: Entidade espanhola conta com mais de 500 bolsas para universidades daquele país em cursos de verão, especialização, mestrado e doutorado.
·  FUNDAÇÃO FULBRIGHT – Para quem busca estudar nos Estados Unidos. Integra o Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo do Brasil. Faz parte da mais prestigiada rede de Ensino Superior e Pesquisa do Mundo. Muitos casos de intercâmbio ocorrem via Fundação Fulbright
·  CHEVENING:  Mais de 600 bolsas que podem chegar a mais de R$60 mil permitindo acesso gratuito as principais e mais renomadas universidades do Reino Unido, entre elas Cambridge e Oxford. Programa Global de Bolsas de Estudos para mestrados de um ano, em qualquer universidade daquele país.
·  ERASMUS MUNDUS – Organizado pela União Europeia permite bolsas integrais de mestrado e doutorado e bolsas parciais para graduação, pós-graduação e pós-doutorado em todo o continente.  Cobre a anuidade do curso e oferece auxílio em instalações e viagens, bem como ajuda de custos mensal.
·  FUNDAÇÃO ESTUDAR: - Oferece bolsas de graduação, pós e intercâmbio acadêmico cobrindo 95% dos custos do estudante. Os candidatos precisam ter entre 16 e 34 anos e matriculados ou em processos de admissão em cursos no Brasil ou exterior. As bolsas levam em consideração o bom histórico escolar.

Cuidados tributários com bolsas no exterior

Declare como rendimentos isentos e não tributáveis na Declaração de Imposto de Renda. Os valores ficam limitadas ao que foi isentado de pagamento. 
Viagem e outras despesas devem ser avaliadas como itens a lançar na declaração.
 ·  Agência que já encaminhou sudoestinos ao exterior
  https://partiuintercambio.org/bolsas-por-pais/

A opinião de quem vivencia os intercâmbios

Gabriele Fauth Furghieri – estudante de Pato Branco, PR

“No ano de 2016 fiz intercâmbio cultural de aprendizado do idioma Inglês de seis meses em Langley, no Canadá, uma cidadezinha a 40 minutos de trem de Vancouver. Foi uma experiência única. Em janeiro de 2017 voltei para o Brasil para fazer o terceiro ano do ensino médio. Logo que cheguei no Brasil tive certeza que queria fazer faculdade fora do nosso país. Então conversei com meus pais sobre isso, e como sempre eles apoiaram a decisão. “
“Comecei o processo para aplicar para as faculdades em maio de 2017, exatamente um  ano e quatro quatro meses antes de embarcar para o exterior. Todo esse processo demora um tempo, por isso comecei bem antes. O primeiro passo foi pesquisar que tipo de cidade gostaria de morar e para quais faculdades adequadas ao meu foco. Se tinham o curso de Relações Internacionais e se elas, sem o valor de uma bolsa, seriam acessíveis. Decidi aplicar para oito Universidades, cinco delas nos Estados Unidos e três no Canadá.”
“Tendo escolhido as universidades, passei a me preparar para as datas para enviar os documentos, as provas de proficiência que deveria fazer. Quanto eu precisava tirar nessas provas para que as universidades que eu queria me aceitassem. Enviar meu histórico escolar, pedir as cartas de recomendação para pelo menos três professores do ensino médio. Escrever minha carta de intensão, e enviar todos os documentos para as faculdades antes que as datas de inscrições acabassem. Quando terminei de enviar as inscrições em dezembro de 2017, esperei até março de 2018 para começar a receber as respostas das faculdades. Das oito universidades que apliquei passei em sete, duas delas sendo canadenses e cinco americanas. “
“Ganhei bolsas parciais para três delas: a da Duquesne University nos Estados Unidos, recebi uma bolsa de U$12.000 que iria cobrir em parte as despesas da faculdade e a residência da faculdade, mas mesmo assim os custos ficavam acima do que podíamos pagar. (Estas faculdades que ganhei bolsas eram caras e antigas, por isso ficou inviável minha permanecia em uma delas).”
“Comecei a efetuar uma pesquisa e conclui que cursando uma Universidade sem auxílio bolsa ficaria mais barato do que uma com auxílio bolsa, das quais eu escolhi.”
“Fiz o primeiro ano da faculdade nos Estados Unidos, na Cleveland State University e,  por motivos de preferência pelo Canadá, no segundo ano da faculdade decidi transferir para uma faculdade no Canadá, então tive que fazer todo o processo de inscrição, enviar todos documentos, provas, cartas... Então em maio de 2019 recebi a carta de aceitação, para a University of Calgary que está entre as dez melhores universidades do Canadá e, mesmo não tendo ganho bolsa, o valor anual era mais barato que a que eu estava nos Estados Unidos. University of Calgary é a universidade que optei para continuar meus estudos e estou nela até hoje, cursando meu terceiro ano de Faculdade de Relações Internacionais.”
“Estudar fora é uma experiência única. Você aprende a se virar sozinho, valorizar as coisas e pessoas que deixa para trás. Também aprende a  respeitar a sua cultura e a outras culturas, sem contar nas infinitas possibilidades e oportunidades que isso irá trazer para sua vida pessoal e principalmente profissional. “

  Laura Bogo Lottelli – Estudante de Blumenau, SC

  “Em 2016, eu embarquei para Winnipeg no Canadá para fazer o meu primeiro ano do ensino médio, num intercâmbio cultural. Foi uma experiência incrível e lá tive certeza de que queria voltar para esse país maravilhoso para cursar universidade. Essa decisão teve vários fatores: o nível de educação, a paixão por explorar lugares novos e a independência de criar suas próprias oportunidades. Porém, tudo isso tem um custo e eu tinha consciência do peso fator financeiro. Comecei meu processo assim que voltei ao Brasil:  na metade do meu segundo ano. Houve uma longa pesquisa de instituições, quais as cidades e cursos que mais se encaixavam no meu perfil e no orçamento. Por fim, apliquei para oito universidades no Canadá e fui aceita na minha prioridade, a University of Calgary que está agregando muito em minha vida, onde curso de Bacharelado em Comércio e Contabilidade.  Felizmente, as universidades norte americanas oferecem uma variedade de bolsas de estudo, encorajando bons candidatos internacionais. Deve-se fazer uma aplicação para estas bolsas, incluindo sua situação financeira, suas notas escolares ao longo dos últimos anos, suas atividades extracurriculares (esportes, voluntariado, etc.) e cartas de recomendação. Com um bom currículo, as chances de ganhar uma bolsa são altas viabilizando o sonho de se graduar na América do Norte e receber uma educação de prestígio. Recebi diversas bolsas nas universidades que me aceitaram, incluindo a UCalgary. Com quase 25% do valor total da ​tuition​ de bolsa, foi um alívio para meus pais e para mim.”

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES