Entidades defendem votos para candidatos comprometidos com nossa gente

Uma iniciativa do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES; da Associação Empresarial de Pato Branco – ACEPB; do Sindimetal Sudoeste, da Prefeitura Municipal de Pato Branco e da Câmara Municipal de Pato Branco visa valorizar, no período eleitoral, candidatos que, de fato, tenham condições de se eleger e, principalmente, trazer contra-partidas para a nossa gente.  Atualmente mais de um terço dos votos são destinados a candidatos de fora da região e não vinculados a nossas causas, o que é fator de preocupação. Além disso, o volume de candidatos sem chances eletivas, dispersam a concentração de votos afetando, também, na representatividade futura de nosso território. Tal realidade faz com que as entidades, integradas, apresentem para a região a Campanha “Vote Certo” – que oferece orientações para que, na hora do voto, o eleitor tenha a consciência de eleger o melhor para si, sua família e sua comunidade. A campanha envolverá ampla difusão nas redes sociais de bases para escolha dos melhores candidatos.

Para o presidente da ACEPB, Roberto Elias da Silva, o desenvolvimento territorial tem direta relação com sua representatividade política. “A dispersão de votos para candidatos não vinculados à região enfraquece o potencial de evolução futura dela. Avaliar o caráter, a conectividade, o histórico de relação social e o potencial de retorno para as demandas de nossa gente é fundamental. Portanto, ao votar, priorize gente comprometida com nossa região, o que será benéfico para todos.” Roberto citou o Aeroporto Regional em Pato Branco, o ramal da ferroeste, o contorno como pontos que merecem a atenção dos candidatos que devem ser cobrados por seus eleitores.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Claudemir Zanco, o Biruba, o eleitor deve estar atento e evitar candidatos que não tenham chance de se eleger. “Na realidade a população sabe quem tem chances e quem não tem a mínima possibilidade de chegar lá e, a partir daí, analisar os vínculos do candidato com a sociedade, observando o que já trouxe em sua atuação pessoal, profissional e pública, se for o caso,  e o potencial para proporcionar mais benefícios. Registros mostram que houve votação para quase 300 nomes de fora na eleição passada, o que é prejudicial para a nossa representatividade. ”

O presidente do IRDES, Cláudio Petrycoski explica que historicamente cerca de 36% dos votos nas eleições para deputados são, geralmente, destinados para candidatos de fora da região. “Uma pena se considerarmos que tal quantidade de votos que se evade poderia, de fato, dar maior representatividade política para a nossa gente. “Se você parar e analisar o histórico do candidato e seu vínculo com nossa região poderá definir, com maior assertividade, quem merece mais seu voto pelo que representa futuramente para nosso desenvolvimento.”

O presidente do Sindimetal Sudoeste, Olcimar Tramontini enfatiza que votar com qualidade é assegurar candidatos que tenham verdadeira representatividade. “Precisamos ter representantes que escutem nossa gente e tenham, de fato, condições de nos representar e interceder em Curitiba e Brasília por benefícios que pleiteamos.” Olcimar também evidenciou a necessidade de apoio estrutural para as indústrias sudoestinas, a melhoria na qualidade do fornecimento energético, a modernização das rodovias e avanços na estrutura de comunicações como demandas reais que podem alavancar o desenvolvimento.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla, presente no evento evidenciou números da região e apontou que Pato Branco é a verdadeira locomotiva da economia do Sudoeste e o município e a região precisam de representatividade para seguir esta jornada evolutiva. “Precisamos evoluir na infraestrutura dos parques empresariais e realizar novos investimentos no Aeroporto Regional Juvenal Cardoso, o que torna fundamental o apoio de parlamentares.”

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu diz que o importante é ter deputados que não briguem com os municípios, mas lutem por eles, na busca de recursos. Vale para Pato Branco e demais municípios da região. “Contar com mais representatividade regional fará diferença. Tanto que estamos irmanados na iniciativa e queremos candidatos que apoiem o Aeroporto Regional do Sudoeste, em Pato Branco, que precisará de investimentos bem como outras iniciativas estruturantes.”

 

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES