Na tarde de sexta-feira (02/7)
membros do PROVOPAR, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social, da Família Rotaria e
da Paróquia São Pedro Apóstolo estiveram reunidos. O motivo foi a entrega
simbólica aos Franciscanos, em favor do Lar dos Idosos, de R$11.705,00
arrecadados pelo PROVOPAR no Bazar da Solidariedade e R$5 mil doados pelo
Rotary Club Pato Branco e ainda o anúncio da contribuição da Câmara de
Diretores Lojistas – CDL que doou R$5 mil em mercadorias especialmente
cobertores e equipamentos de proteção individual.
Na oportunidade o pároco Frei Alex Ciarnoscki
agradeceu o acolhimento da comunidade para a nova fase do Lar dos Idosos e
reforçou a necessidade de continuarem as doações na Conta do PROVOPAR em Provopar
– Ação Social Pato Branco – Caixa Econômica Federal, agência 2658, operação
003, na Conta corrente 00000009-2, PIX 00146.044/0001-24. Favor enviar
comprovante de depósito para o WhatsApp 46 9903-0001. “As doações já ajudam
muito, mas o Lar se encontra numa situação difícil e precisa de ampla adesão da
comunidade”, ressaltou o religioso dizendo que é preciso ver o lar não como
custo, mas no investimento a merecida qualidade de vida dos idosos.
Segundo o religioso o terreno do Lar
foi devidamente devolvido a entidade local e, em breve, mediante aprovações estatutárias
e assembleias haverá a transferência, em definitivo, da gestão dos vicentinos
para os franciscanos. “Agradecemos aos Vicentinos pelo gesto de boa vontade e
estamos nos organizando para dar sequência aos trabalhos”.
Leila Zanini, Coordenadora do
Conselho Administrativo da Paróquia São Pedro Apóstolo disse que nas ações em
prol do Lar haverá voluntariado da comunidade católica. “Temos pessoas
voluntárias à disposição”, ressaltou ela agradecendo toda a sociedade que está
irmanada na solução do momento difícil por que passa a instituição de
acolhimento aos idosos. “Chama atenção a integração de esforços para este novo
momento.”
Edison Luiz Outeiro, governador assistente
do Rotary da área 14, representando também o governador Nézio Silva, da área
13, disse que a Família Rotaria está se organizando e integrando esforços para
outras iniciativas em favor do Lar. “Haverá uma soma de esforços para contribuir
a este importante momento. Clubes de Pato Branco, Mariópolis, Vitorino e
Clevelândia estão sendo motivados a auxiliar.”
Cleiton Lessa – presidente do Rotary
Club Pato Branco, que fez a doação diz que é simbólica e serve de motivação
para outras entidades, empresas, agricultores e a sociedade como um todo. “Todos
devem ajudar neste momento e o Rotary está presente no desefio.”
Valmir Dallacosta que integra o
Rotary Cidade Amiga do Idoso é um dos mobilizadores do retorno da Feijoada com
recursos para os franciscanos destinarem ao lar. Ele vem mobilizando a “velha guarda”
da feijoada que já está mobilizada a contribuir na feijoada beneficente que
acontecerá dia 24 de julho, com retirada no Pavilhão São Pedro a partir das
11h30min. “Precisamos de voluntários para auxílio na comercialização. As
pessoas da cozinha que atuarão por dois dias serão testadas do Covid e seguirão
todas as determinações da Vigilância Sanitária.”
A presidente do PROVOPAR, Alcioneide
Rosa de Oliveira diz que a conta continua aberta e vem percebendo contribuições
vindas da região. “O Lar dos Idosos não é querido e estimado só em Pato Branco,
mas representa uma segurança para as famílias da região, tal a estrutura e
qualidade dos serviços que entrega, algo que se vê nas contribuições que
continuam chegando.”
Transição
A Paróquia está formando uma equipe
de transição e estará realizando, com o apoio do IRDES, um trabalho de
planificação estratégica que congregará profissionais, entidades e órgãos de
relação e apoiadores dentro de 50 dias. Na manhã de sexta-feira (2/7) foi
trabalhado o Plano de Trabalho do Lar para a viabilização de recursos do município.
Segundo Marcelo Dalle Teze houve a formação de uma equipe multiprofissional que
com o sentimento de boa vontade encontraram saídas para o auxílio a Entidade, momento
que contou com a presença da secretária, Bárbara Padoan, do procurador Leonardo Inácio De Bortoli e do frei Alex que fez
questão de agradecer ao prefeito Robson Cantu pela boa vontade e apoio valorizando
e, muito, a causa do idoso. “Teremos uma ajuda de relevância histórica para o
Lar e só temos a agradecer o gesto", detalha ele lembrando que empresas, agricultores e a sociedade como um todo também estão ajudando.
Covid
Segundo Frei Alex no momento foram
identificados dois novos positivados no Lar que tem uma ala, na Casa de
Formação para isolamento. “Todos estão bem mas há sempre a preocupação com o
frio naquela estrutura, algo que nos exige solução.”
Doações
Cláudio Petrycoski, dirigente do IRDES diz que o apoio a entidades de relevância para a sociedade faz toda a diferença. "O Lar vive um momento difícil de transição e se a comunidade colaborar nesta nova fase o desafio será superado."




