Entidades fazem novas doações aos Franciscanos e ao Lar dos Idosos

Na tarde de sexta-feira (02/7) membros do PROVOPAR, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social, da Família Rotaria e da Paróquia São Pedro Apóstolo estiveram reunidos. O motivo foi a entrega simbólica aos Franciscanos, em favor do Lar dos Idosos, de R$11.705,00 arrecadados pelo PROVOPAR no Bazar da Solidariedade e R$5 mil doados pelo Rotary Club Pato Branco e ainda o anúncio da contribuição da Câmara de Diretores Lojistas – CDL que doou R$5 mil em mercadorias especialmente cobertores e equipamentos de proteção individual.  

Na oportunidade o pároco Frei Alex Ciarnoscki agradeceu o acolhimento da comunidade para a nova fase do Lar dos Idosos e reforçou a necessidade de continuarem as doações na Conta do PROVOPAR em Provopar – Ação Social Pato Branco – Caixa Econômica Federal, agência 2658, operação 003, na Conta corrente 00000009-2, PIX 00146.044/0001-24. Favor enviar comprovante de depósito para o WhatsApp 46 9903-0001. “As doações já ajudam muito, mas o Lar se encontra numa situação difícil e precisa de ampla adesão da comunidade”, ressaltou o religioso dizendo que é preciso ver o lar não como custo, mas no investimento a merecida qualidade de vida dos idosos.

Segundo o religioso o terreno do Lar foi devidamente devolvido a entidade local e, em breve, mediante aprovações estatutárias e assembleias haverá a transferência, em definitivo, da gestão dos vicentinos para os franciscanos. “Agradecemos aos Vicentinos pelo gesto de boa vontade e estamos nos organizando para dar sequência aos trabalhos”.

Leila Zanini, Coordenadora do Conselho Administrativo da Paróquia São Pedro Apóstolo disse que nas ações em prol do Lar haverá voluntariado da comunidade católica. “Temos pessoas voluntárias à disposição”, ressaltou ela agradecendo toda a sociedade que está irmanada na solução do momento difícil por que passa a instituição de acolhimento aos idosos. “Chama atenção a integração de esforços para este novo momento.”

Edison Luiz Outeiro, governador assistente do Rotary da área 14, representando também o governador Nézio Silva, da área 13, disse que a Família Rotaria está se organizando e integrando esforços para outras iniciativas em favor do Lar. “Haverá uma soma de esforços para contribuir a este importante momento. Clubes de Pato Branco, Mariópolis, Vitorino e Clevelândia estão sendo motivados a auxiliar.”

Cleiton Lessa – presidente do Rotary Club Pato Branco, que fez a doação diz que é simbólica e serve de motivação para outras entidades, empresas, agricultores e a sociedade como um todo. “Todos devem ajudar neste momento e o Rotary está presente no desefio.”

Valmir Dallacosta que integra o Rotary Cidade Amiga do Idoso é um dos mobilizadores do retorno da Feijoada com recursos para os franciscanos destinarem ao lar. Ele vem mobilizando a “velha guarda” da feijoada que já está mobilizada a contribuir na feijoada beneficente que acontecerá dia 24 de julho, com retirada no Pavilhão São Pedro a partir das 11h30min. “Precisamos de voluntários para auxílio na comercialização. As pessoas da cozinha que atuarão por dois dias serão testadas do Covid e seguirão todas as determinações da Vigilância Sanitária.”

A presidente do PROVOPAR, Alcioneide Rosa de Oliveira diz que a conta continua aberta e vem percebendo contribuições vindas da região. “O Lar dos Idosos não é querido e estimado só em Pato Branco, mas representa uma segurança para as famílias da região, tal a estrutura e qualidade dos serviços que entrega, algo que se vê nas contribuições que continuam chegando.”

Transição

A Paróquia está formando uma equipe de transição e estará realizando, com o apoio do IRDES, um trabalho de planificação estratégica que congregará profissionais, entidades e órgãos de relação e apoiadores dentro de 50 dias. Na manhã de sexta-feira (2/7) foi trabalhado o Plano de Trabalho do Lar para a viabilização de recursos do município. Segundo Marcelo Dalle Teze houve a formação de uma equipe multiprofissional que com o sentimento de boa vontade encontraram saídas para o auxílio a Entidade, momento que contou com a presença da secretária, Bárbara Padoan, do procurador Leonardo  Inácio De Bortoli e do frei Alex que fez questão de agradecer ao prefeito Robson Cantu pela boa vontade e apoio valorizando e, muito, a causa do idoso. “Teremos uma ajuda de relevância histórica para o Lar e só temos a agradecer o gesto", detalha ele lembrando que empresas, agricultores e a sociedade como um todo também estão ajudando. 

Covid

Segundo Frei Alex no momento foram identificados dois novos positivados no Lar que tem uma ala, na Casa de Formação para isolamento. “Todos estão bem mas há sempre a preocupação com o frio naquela estrutura, algo que nos exige solução.”

 Doações

Cláudio Petrycoski, dirigente do IRDES diz que o apoio a entidades de relevância para a sociedade faz toda a diferença. "O Lar vive um momento difícil de transição e se a comunidade colaborar nesta nova fase o desafio será superado." 

           

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES