Entidades percebem oportunidades transformadoras

Sucesso o I Fórum do Terceiro Setor – Integrados Transformamos. Entre outras explanações Tadeu Pedro Vieira, contador, MBA em Planejamento Tributário e voluntário da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer em SC falou sobre suas experiências pessoais e manifestou preocupação com entidades que não se profissionalizarem. Ele prestou orientações que envolvem desde a abertura da Entidade até sua prestação de contas, envolvendo planejamento, estratégias de captação de recursos e a necessidade de regularização documental em atendimento a legislação vigente.

Na visão dele há ainda muita informalidade nos procedimentos de entidades do terceiro setor. Aspectos como o esquecimento de entregas de documentos para contabilidade e o andamento dos trabalhos sem um olhar mais técnico podem ser perigosos para a vitalidade da atividade.

Tadeu entende que as entidades devem se aproximar do Poder Público, em todas suas esferas, participando, mais ativamente, de conselhos e movimentos do ente público. Outro ponto que enfatizou foi a importância de atuar integradamente, em redes, com outras entidades, aprimorando os conhecimentos e as práticas de gestão. “As entidades precisam arrumar a casa para conseguirem aproximação junto ao Poder Público, havendo, assim, segurança jurídica para o repasse de recursos.”

O Fórum foi destinado a lideranças e gestores vinculados a terceiro setor e membros do Poder Público e aconteceu no dia 2 de março,  no Auditório do Sindicomércio, em Pato Branco.

Na opinião da presidente do Gama, Marlene Salete Schenatto foi um evento esclarecedor e que deixa claro que o caminho inevitável é a profissionalização, algo que fará toda a diferença entre entidades que alcançarão novos patamares e as que ficarão estagnadas.

Para Cleusa Chiochetta o evento foi altamente positivo. “Há carência de conhecimento específico nas entidades e sobre as legislações existentes. É um primeiro passo que demonstra que muitos casos precisarão de arrumações na casa sendo mais fácil, posteriormente, mobilizar recursos.

O  presidente do IRDES, Tiago Nunes e Silva diz que o debate proporciona a evolução das entidades e, consequentemente, a qualidade do que elas entregam para a sociedade. O Gama que tomou ponta fez diferença nesta iniciativa que apoiamos junto com a Assistência Social do Município.

 

Compartilhe essa publicação:
Membro efetivo do conselho de administração do IRDES