Entidades se unem para contribuinte Deixar Aqui sua contribuição para os fundos municipais

A integração de esforços entre Secretaria Municipal de Assistência Social, Prefeitura Municipal,  IRDES (Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social), Siconp (Sindicato dos Contabilistas de Pato Branco e Região), SESCAP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná) visa aumentar a arrecadação de tributos de pessoas físicas para destinação aos fundos sociais de Pato Branco. 

Segundo a vice-presidente da Câmara de Controle Interno do CRC – Conselho Regional de Contabilidade e representante do SESCAP, Eunice Duarte, é fundamental a colaboração mais intensa dos profissionais de contabilidade. Segundo ela o Fundo dos Idosos recebeu R$81.313,13 e o Fundo da Criança e do Adolescente R$ 93.984,59 no ano passado, um valor muito abaixo do potencial que o município tem. “Há um potencial enorme de contribuições que a comunidade deve entender como fundamental para o apoio as nossas entidades.”

O prefeito Robson Cantu ressaltou que “temos um rio enorme passando e, com ele, peixes bons também”, se referindo a oportunidade de deixar, aqui, os recursos que geralmente vão para Brasília. “A atitude do contribuinte e do contador pode fazer toda a diferença e deveremos, estimular ainda mais esta iniciativa.”

A secretária municipal de Assistência Social, Luana Varaschim Perin evidenciou as entidades estão se mobilizando para alcance de outros patamares de arrecadação. “Havendo uma boa mobilização das entidades, dos parceiros e da sociedade em si, poderemos chegar aproximadamente R$ 1 milhão, que será de extrema valia para a comunidade.”

O presidente do Siconp, Sérgio Bebber falou sobre o andamento da Campanha e deu exemplos práticos de como fazer as contribuições no Sistema da Receita, emitindo um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para cada fundo e efetuando o pagamento dentro do prazo legal.

Patrícia Bellé, do Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso evidenciou a importância da integração de esforços para aumentarmos os valores que ficam no município. “Pode fazer toda a diferença para as entidades.”

Para o presidente do IRDES, Cláudio Petrycoski manter aqui recursos que vão para o governo é uma forma prática de oferecer melhores condições estruturais para entidades que trabalham com idosos e crianças. “O IRDES estará apoiando nas articulações em favor de maiores valores para fins sociais, desde que com bons projetos focados em sustentabilidade.”

 

 

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES