Entidade está no “SOS” e precisa da
colaboração coletiva da comunidade
Ainda está em trâmite a transição do
Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, em Pato Branco dos vicentinos para a
Paróquia São Pedro Apóstolo, dos franciscanos. Enquanto a transição não se
efetiva uma campanha de arrecadação financeira está sendo difundida para o
apoio da comunidade. A campanha de
arrecadação financeira envolve esforço conjunto entre Paróquia São Pedro
Apóstolo, Família Rotaria, IRDES – Instituto Regional de Desenvolvimento
Econômico e Social; GAMA – Grupo de Apoio a Mama, ACEPB – Associação Comercial
e Empresarial de Pato Branco; Prefeitura Municipal, via Secretaria de
Assistência Social e PROVOPAR que conclamam a comunidade a auxiliar neste
difícil momento.
A presidente do PROVOPAR, Alcioneide
Rosa de Oliveira diz que neste momento, por comum acordo com as entidades
envolvidas, houve a decisão de canalização de 100% das doações em dinheiro para
a Conta do PROVOPAR, específica para futuros apoios financeiros ao Lar que, de
fato, precisará. “Pedimos que concentrem os donativos financeiros com depósitos
para Provopar – Ação Social Pato Branco – Caixa Econômica Federal, agência
2658, operação 003, na Conta corrente 00000009-2, PIX 00146.044/0001-24. Favor
enviar comprovante de depósito para o WhatsApp 46 9903-0001.”
O presidente do Núcleo Rotary Cidade
Amiga do Idoso, Valmir Dallacosta que representa oito clubes, Rotaract e
Interact diz que é momento da comunidade se integrar e auxiliar, direcionando
doações financeiras que, no entendimento dele são fundamentais, para a conta do
PROVOPAR que, a partir de criterioso acompanhamento, dará destino adequado aos
recursos. “Agradecemos o esforço do Frei Alex Sandro Ciarnoscki e da diretoria
local do Lar para que a estrutura se mantenha em atividades, mas é,
indispensável, o apoio de nossa gente.”
O presidente do IRDES, Marcelo
Silveira Dalle Teze diz que a Administração Municipal já se prontificou a
auxiliar financeiramente de forma diferenciada. “É justo agradecer a boa
vontade demonstrada pelo prefeito Robson Cantu e pela secretária Bárbara Padoan
que estão buscando formas de, o quanto antes, ajudar na estabilização
financeira da entidade, dependendo do apoio do Legislativo. No momento o Lar
está deficitário financeiramente e precisa, sim, emergencialmente, ajuda de
nossa gente com doações financeiras na conta do PROVOPAR. Impo”
Frei Alex
conclama a comunidade a ajudar. “Estamos numa fase de transição, com pouca
liquidez financeira e o agravamento da disponibilidade de recursos em função
dos custos adicionais gerados pela pandemia. Não há dúvidas de que o povo de
Pato Branco e da região é solidário e acolherá nosso chamado. Ele cita o
empresário Cláudio Petrycoski que foi decisivo num momento crítico vivido
recentemente pela casa e serve de exemplo para nossa sociedade em ter gestos
similares.”
O empresário
e presidente do Conselho Consultivo do IRDES, Cláudio Petrycoski diz que o Lar
está em Pato Branco, permanece e merece o apoio comunitário. “Estamos vendo a
boa vontade do município e da sociedade e a expectativa é de que tudo se
encaminhe bem, afinal é uma boa causa. O mais difícil que é a devolução do
imóvel aconteceu. Agora é nos integrarmos e entrarmos num novo momento.”
Cleuza Chiochetta, presidente do GAMA
diz que o momento é de ações rápidas e apoio do povo de Pato Branco. “O
acolhimento dos idosos é de extrema importância e precisaremos redobrar
esforços nestes primeiros meses para viabilizar as atividades do Lar.”
A secretária
municipal de Assistência Social, Bárbara Padoan se mostra preocupada com a
situação e se prontificou a dinamizar as ações para que haja incremento nas
receitas financeiras. Algo reforçado pelo próprio prefeito que já se manifestou
para o grupo demonstrando preocupação em agilizar a liberação de recursos bem
mais expressivos para que o quadro seja revertido. “Precisamos assegurar o bem
estar de nossos idosos, algo que é um dever de nossa sociedade”, complementou.
Ana Paula
Pastorello, presidente do ABRACE também se colocou à disposição para colaborar
com sua entidade no sentido de facilitar a retomada das campanhas de feijoadas
aos sábados. “O Lar é muito importante e devemos nos irmanar na luta por sua
viabilização.”
O presidente
da ACEPB – Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco, Roberto Elias da
Silva entende que a integração das entidades e da sociedade é vital num momento
difícil como o vivido pelo lar. “Pedimos que os empresários que puderem
auxiliem e colaborem com a Entidade com donativos ou com doações na conta da
PROVOPAR. É um papel voltado a valorização de quem fez a história de nossa terra
e merece o respaldo de nossa gente.”
Terezinha
Pasini de Almeida, presidente do Observatório Social do Brasil/Pato Branco e
integrante do Rotary Club Pato Branco Amizade agradece a AA Rotta Distribuidora
de Alimentos por doação de carne de frango até o final do ano. “É um exemplo
para outras empresas e estamos precisando aliviar custos, também, em
alimentação. A sociedade está sensível e acolhendo este momento e estamos na
expectativa de que ocorram mais contribuições.”
A tesoureira
da atual direção do Lar, Simone Castro diz que sem liquidez a luta para manter
as contas em dia é contínua. “É um momento delicado e há, sim, a necessidade da
maior participação comunitária. Sem dúvida estamos felizes com esta
mobilização.”
A presidente
da atual direção, Leony Fracaro agradece a mobilização dos envolvidos e diz que
os idosos merecem uma estrutura local de acolhimento com boa qualidade nos
serviços que presta, algo que vem sendo priorizado e, para que isso continue, é
fundamental o incremento de receitas financeiras.
Foram
criadas na noite do dia 21 de junho algumas frentes de ações para arrecadação
de recursos para o Lar e trâmites de transição: finalização do novo estatuto,
com transferência de direção do Lar para os franciscanos; redirecionamento
futuro de arrecadações das vacinas, via Rotary, para o Lar; intensificar ações de difusão do “Garimpo da
Solidariedade”; buscar o aumento das subvenções na prefeitura, algo já
sinalizado positivamente; viabilizar e reativar a feijoada dos sábados; Redirecionar
foco de captação do Notas Paraná; Criar a campanha de destinação de recursos
para conta do PROVOPAR; buscar arrecadação de bovinos para transforma-los em
carne ou dinheiro; organizar o bingo
beneficente e realizar diálogo com veículos de comunicação sobre o novo
desafio.
Entre as
pessoas que mais estão colaborando no desafio transitório: Frei Alex, Leony
Maria Fracaro, Simone Castro, Cláudio Petrycoski, Valmir Dallacosta, João Paulo
Frai, Robson Cantu, Bárbara Padoan, Marcelo Silveira Dalle Teze, Anderson Michelin,
Ana Paula Pastorello, Ernesto Elias Piassa (Papel), Alcioneide Rosa de
Oliveira, Lilian Dal Bello, Tânia Bertelli, Terezinha Pasini de Almeida, Luana
Varaschin Perin, Soraia Raquel Menegasso, Patrícia Bellé, Adelaide Johan Gomes, Leila Zanini, Rosa
Pelegrini e Anne Gomes da Silva Cavali. Mais pessoas estiveram e estão, também,
se mobilizando como os ex-dirigentes da Instituição e grupos de amigos do Lar. Nomes
são marcantes nesta história: Osmar Rubens Camargo, Genésio de Oliveira, Dérico
Dallacosta, Osvaldo Boareto, Valdomiro Fiorentin, Osny Saltier, Telmo
Magnabosco, Paulino da Silva, João Bochese, Remidio Sponchiado, Setembrino
Bortot, Oswaldo Paulo Piassa, Dirceu Caldato, Leonilde Bonamigo e Zeferino
Mazzorana, entre outros e estão se organizando para auxiliar. Em breve frei
Alex deverá constituir uma diretoria transitória e, posteriormente, uma de
maior tempo de atividades para o Lar.
Terreno e
transição
O Conselho
Metropolitano de Maringá já autorizou a devolução do terreno para o Lar, em
Pato Branco e estão em fase de elaboração os documentos estatutários para que a
Paróquia São Pedro Apóstolo tenha a gestão plena da estrutura, algo que deverá
exigir algumas semanas.
Apesar da
não transição já há uma ampla interação entre a Paróquia e a atual direção
local do Lar dos Idosos, liderada por Leony Fracaro. “Agradecemos a Leony e os
demais dirigentes locais que estão acolhendo as sugestões e colaborando neste
importante momento”, conclui frei Alex.


