Entidades se unem por arrecadação financeira via PROVOPAR para o Lar dos IDOSOS

Entidade está no “SOS” e precisa da colaboração coletiva da comunidade

Ainda está em trâmite a transição do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, em Pato Branco dos vicentinos para a Paróquia São Pedro Apóstolo, dos franciscanos. Enquanto a transição não se efetiva uma campanha de arrecadação financeira está sendo difundida para o apoio da comunidade.  A campanha de arrecadação financeira envolve esforço conjunto entre Paróquia São Pedro Apóstolo, Família Rotaria, IRDES – Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social; GAMA – Grupo de Apoio a Mama, ACEPB – Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco; Prefeitura Municipal, via Secretaria de Assistência Social e PROVOPAR que conclamam a comunidade a auxiliar neste difícil momento.

A presidente do PROVOPAR, Alcioneide Rosa de Oliveira diz que neste momento, por comum acordo com as entidades envolvidas, houve a decisão de canalização de 100% das doações em dinheiro para a Conta do PROVOPAR, específica para futuros apoios financeiros ao Lar que, de fato, precisará. “Pedimos que concentrem os donativos financeiros com depósitos para Provopar – Ação Social Pato Branco – Caixa Econômica Federal, agência 2658, operação 003, na Conta corrente 00000009-2, PIX 00146.044/0001-24. Favor enviar comprovante de depósito para o WhatsApp 46 9903-0001.”

O presidente do Núcleo Rotary Cidade Amiga do Idoso, Valmir Dallacosta que representa oito clubes, Rotaract e Interact diz que é momento da comunidade se integrar e auxiliar, direcionando doações financeiras que, no entendimento dele são fundamentais, para a conta do PROVOPAR que, a partir de criterioso acompanhamento, dará destino adequado aos recursos. “Agradecemos o esforço do Frei Alex Sandro Ciarnoscki e da diretoria local do Lar para que a estrutura se mantenha em atividades, mas é, indispensável, o apoio de nossa gente.”

O presidente do IRDES, Marcelo Silveira Dalle Teze diz que a Administração Municipal já se prontificou a auxiliar financeiramente de forma diferenciada. “É justo agradecer a boa vontade demonstrada pelo prefeito Robson Cantu e pela secretária Bárbara Padoan que estão buscando formas de, o quanto antes, ajudar na estabilização financeira da entidade, dependendo do apoio do Legislativo. No momento o Lar está deficitário financeiramente e precisa, sim, emergencialmente, ajuda de nossa gente com doações financeiras na conta do PROVOPAR.  Impo”

            Frei Alex conclama a comunidade a ajudar. “Estamos numa fase de transição, com pouca liquidez financeira e o agravamento da disponibilidade de recursos em função dos custos adicionais gerados pela pandemia. Não há dúvidas de que o povo de Pato Branco e da região é solidário e acolherá nosso chamado. Ele cita o empresário Cláudio Petrycoski que foi decisivo num momento crítico vivido recentemente pela casa e serve de exemplo para nossa sociedade em ter gestos similares.”

            O empresário e presidente do Conselho Consultivo do IRDES, Cláudio Petrycoski diz que o Lar está em Pato Branco, permanece e merece o apoio comunitário. “Estamos vendo a boa vontade do município e da sociedade e a expectativa é de que tudo se encaminhe bem, afinal é uma boa causa. O mais difícil que é a devolução do imóvel aconteceu. Agora é nos integrarmos e entrarmos num novo momento.”

Cleuza Chiochetta, presidente do GAMA diz que o momento é de ações rápidas e apoio do povo de Pato Branco. “O acolhimento dos idosos é de extrema importância e precisaremos redobrar esforços nestes primeiros meses para viabilizar as atividades do Lar.”

            A secretária municipal de Assistência Social, Bárbara Padoan se mostra preocupada com a situação e se prontificou a dinamizar as ações para que haja incremento nas receitas financeiras. Algo reforçado pelo próprio prefeito que já se manifestou para o grupo demonstrando preocupação em agilizar a liberação de recursos bem mais expressivos para que o quadro seja revertido. “Precisamos assegurar o bem estar de nossos idosos, algo que é um dever de nossa sociedade”, complementou.

            Ana Paula Pastorello, presidente do ABRACE também se colocou à disposição para colaborar com sua entidade no sentido de facilitar a retomada das campanhas de feijoadas aos sábados. “O Lar é muito importante e devemos nos irmanar na luta por sua viabilização.”

            O presidente da ACEPB – Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco, Roberto Elias da Silva entende que a integração das entidades e da sociedade é vital num momento difícil como o vivido pelo lar. “Pedimos que os empresários que puderem auxiliem e colaborem com a Entidade com donativos ou com doações na conta da PROVOPAR. É um papel voltado a valorização de quem fez a história de nossa terra e merece o respaldo de nossa gente.”

            Terezinha Pasini de Almeida, presidente do Observatório Social do Brasil/Pato Branco e integrante do Rotary Club Pato Branco Amizade agradece a AA Rotta Distribuidora de Alimentos por doação de carne de frango até o final do ano. “É um exemplo para outras empresas e estamos precisando aliviar custos, também, em alimentação. A sociedade está sensível e acolhendo este momento e estamos na expectativa de que ocorram mais contribuições.”

            A tesoureira da atual direção do Lar, Simone Castro diz que sem liquidez a luta para manter as contas em dia é contínua. “É um momento delicado e há, sim, a necessidade da maior participação comunitária. Sem dúvida estamos felizes com esta mobilização.”

            A presidente da atual direção, Leony Fracaro agradece a mobilização dos envolvidos e diz que os idosos merecem uma estrutura local de acolhimento com boa qualidade nos serviços que presta, algo que vem sendo priorizado e, para que isso continue, é fundamental o incremento de receitas financeiras.

            Foram criadas na noite do dia 21 de junho algumas frentes de ações para arrecadação de recursos para o Lar e trâmites de transição: finalização do novo estatuto, com transferência de direção do Lar para os franciscanos; redirecionamento futuro de arrecadações das vacinas, via Rotary, para o Lar;  intensificar ações de difusão do “Garimpo da Solidariedade”; buscar o aumento das subvenções na prefeitura, algo já sinalizado positivamente; viabilizar e reativar a feijoada dos sábados; Redirecionar foco de captação do Notas Paraná; Criar a campanha de destinação de recursos para conta do PROVOPAR; buscar arrecadação de bovinos para transforma-los em carne ou dinheiro;  organizar o bingo beneficente e realizar diálogo com veículos de comunicação sobre o novo desafio.

            Entre as pessoas que mais estão colaborando no desafio transitório: Frei Alex, Leony Maria Fracaro, Simone Castro, Cláudio Petrycoski, Valmir Dallacosta, João Paulo Frai, Robson Cantu, Bárbara Padoan, Marcelo Silveira Dalle Teze, Anderson Michelin, Ana Paula Pastorello, Ernesto Elias Piassa (Papel), Alcioneide Rosa de Oliveira, Lilian Dal Bello, Tânia Bertelli, Terezinha Pasini de Almeida, Luana Varaschin Perin, Soraia Raquel Menegasso, Patrícia Bellé,  Adelaide Johan Gomes, Leila Zanini, Rosa Pelegrini e Anne Gomes da Silva Cavali. Mais pessoas estiveram e estão, também, se mobilizando como os ex-dirigentes da Instituição e grupos de amigos do Lar. Nomes são marcantes nesta história: Osmar Rubens Camargo, Genésio de Oliveira, Dérico Dallacosta, Osvaldo Boareto, Valdomiro Fiorentin, Osny Saltier, Telmo Magnabosco, Paulino da Silva, João Bochese, Remidio Sponchiado, Setembrino Bortot, Oswaldo Paulo Piassa, Dirceu Caldato, Leonilde Bonamigo e Zeferino Mazzorana, entre outros e estão se organizando para auxiliar. Em breve frei Alex deverá constituir uma diretoria transitória e, posteriormente, uma de maior tempo de atividades para o Lar.

            Terreno e transição

            O Conselho Metropolitano de Maringá já autorizou a devolução do terreno para o Lar, em Pato Branco e estão em fase de elaboração os documentos estatutários para que a Paróquia São Pedro Apóstolo tenha a gestão plena da estrutura, algo que deverá exigir algumas semanas.

            Apesar da não transição já há uma ampla interação entre a Paróquia e a atual direção local do Lar dos Idosos, liderada por Leony Fracaro. “Agradecemos a Leony e os demais dirigentes locais que estão acolhendo as sugestões e colaborando neste importante momento”, conclui frei Alex.

 

Compartilhe essa publicação:
Postado por Anderson Michelin
Diretor do Irdes