Estado dos idosos com Covid-19 na segunda-feira

Boletim do dia 7/6, às 8h20min - O quadro dos enfermos com Covid é o seguinte: todos que estão na Casa de Formação estão bem, inclusive sem problemas respiratórios. O único idoso que está na UPA apresentou agravamento do quadro respiratório, estando, no momento, entubado.
        As novas ações de combate ao Covid estão gerando custos adicionais para a Entidade que precisa do apoio da comunidade. O empresário Cláudio Petrycoski se prontificou a auxiliar financeiramente, iniciativa que gera o agradecimento da diretoria do Lar. O prefeito Robson Cantu determinou reforço em apoio profissional para que haja eliminação do vírus dos ambientes de permanência dos idosos.
Os quartos na Casa de Formação estão acolhendo os idosos, mas carecem de pelo menos uma TV a mais e suporte para TV e aquecedores e umidificadores elétricos ou aquecedores com umidificadores. Quem puder auxiliar, por empréstimo, não precisa ser doação, pode entrar em contato com o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo.  Contatos para auxílios diversos podem ser realizados pelos telefones 46 3224-4093 e/ou 46 98405-6227.

Medidas tomadas 
Ações integradas rápidas envolvendo a diretoria do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo; Prefeitura Municipal de Pato Branco, através das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, Paróquia São Pedro Apóstolo, Família Rotaria e comunidade estão permitindo avanços na difícil situação vivida, desde a noite de sexta-feira (04/6), com a contaminação de internos com a Covid 19. Nove idosos estão isolados, na Casa de Formação cedida pela Paróquia São Pedro Apóstolo. “Houve uma mobilização logística grande e estamos conseguindo minimizar o problema”, comenta Frei Alex Sandro Ciarnoscki ressaltando que com a união de esforços foi possível, rapidamente, criar a infraestrutura necessária.

Dos nove idosos na Casa de Acolhimento alguns estão assintomáticos e bem. Um deles apresentou febre mas já encontra-se estabilizado e um dos idosos foi encaminhado para acompanhamento intensivo na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, onde apresenta dificuldades respiratórias.

Num momento de pandemia mundial não é a primeira e, infelizmente, não será a última casa de acolhimento a enfrentar o problema. Recentemente casos ocorreram em diversas instituições particulares similares, de conceito, que mesmo com os mais rigorosos protocolos amargaram o desafio de enfrentar a disseminação da Covid 19.

Na mesma noite houve a formação de uma Força Tarefa Emergencial que envolveu cerca de 30 profissionais do município, membros da Paróquia e do Lar para agilização dos encaminhamentos necessários. O prefeito Robson Cantu, mesmo de fora da cidade, determinou esforço total para a reversão do quadro, algo que se iniciou com testes rápidos para detecção da Covid com 100% dos internos e dos funcionários.

Rodrigo Bertol, diretor da Vigilância em Saúde e Cirlei Cleonir Wagner dos Santos, chefe da Vigilância Sanitária, entendendo a necessidade de ações rápidas. “Assim que soubemos do relato de que dois internos estariam com sintomas passamos a organizar toda uma logística para agirmos o quanto antes”, comenta ela ressaltando que as iniciativas contaram com o apoio de epidemiologistas que auxiliaram na tomada de decisões, entre elas a necessidade de área separada para o isolamento dos enfermos.

A estrutura do Lar foi amplamente limpa por funcionários da Casa e sanitizada por profissionais da Prefeitura e houve uma mobilização grande para estruturação e, também, limpeza do local de isolamento escolhido, no caso, a Casa de Formação. “A adequação foi desafiadora e a logística de transferência dos idosos também”, comenta Cirlei ressaltando que, por volta das 16 horas, a ação havia sido finalizada.

O município está auxiliando com a sanitização continuada das estruturas e há a consciência coletiva dos técnicos envolvidos de que a cobertura vacinal dos internos foi determinante para a baixa incidência de problemas. “Sem dúvida a vacina faz toda a diferença e pode auxiliar muito em situações como esta”, comenta a secretária municipal de Saúde, Lilian Cristina Brandalise.

O diretor de Vigilância Sanitária, Rodrigo Bertol evidencia que haverá um acompanhamento especial preventivo para o Lar e seus internos. “Estamos adotando medidas técnicas que podem fazer toda a diferença para evitarmos a disseminação da Covid e esperamos que, em breve, tenhamos outra conjuntura.”, explica frisando que há a tendência de que os idosos permaneçam por lá, por, pelo menos 14 dias, sem contar que haverá um monitoramento mais frequente dos internos do Lar.

Simone Castro, que estava respondendo pela diretoria atual, a pedido da presidente, conta que o Lar abriga 34 idosos e houve um esforço muito grande para a rápida solução do problema. Ela agradece aos envolvidos e voluntários que tornaram possível a dinamização das ações.

Marcelo Dalle Teze – presidente do IRDES – Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social diz que casos de surtos da Covid em asilos e casas de acolhimento são mais frequentes do que se imagina. “É momento de calma, tolerância e foco na solução, algo que foi demonstrado, exemplarmente, pelos envolvidos. A comunidade deve torcer para a solução do problema, que o enfermo se recupere e auxiliar a partir das demandas repassadas pela direção do Lar.”

Leony Fracaro, presidente da Instituição diz que “estamos vivendo algo indesejado. Mas com fé e atitudes de apoio que envolvem o Lar e a comunidade será possível reverter a situação. “

Necessidade estrutural – empréstimos

Os quartos na Casa de Formação estão acolhendo os idosos, mas carecem de pelo menos uma TV a mais e suporte para TV e aquecedores e umidificadores elétricos ou aquecedores com umidificadores. Quem puder auxiliar, por empréstimo, não precisa ser doação, pode entrar em contato com o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo.  Contatos para auxílios diversos podem ser realizados pelos telefones 46 3224-4093 e/ou 46 98405-6227.

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES