Evento debate uso de Energias Alternativas em Pato Branco

Evento gratuito aponta caminhos para o uso das Energias Alternativas na região

 

Se você pensa em adotar energias alternativas na sua atividade; empreender na área e ver as oportunidades que ela oferece. Participe do evento gratuito organizado pelo Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social, IRDES, sobre energias alternativas. Uma visão apurada sobre o tema pode lhe proporcionar grandes oportunidades num mercado cada vez mais emergente. Um debate que dá sequência a iniciativas de estimulação a áreas estratégicas, previsto no Pato Branco 2030 que também conta com o participação nas ações de desdobramento da Associação Comercial e Empresarial – ACEPB, através do NEJ – Núcleo do Empreendedor Jovem de Pato Branco.

Em Pato Branco estima-se que, se houvesse um amplo trabalho de adesão de energias alternativas, mais de R$50 milhões ao ano não precisariam ser destinados para pagamentos da Copel. Tal investimento poderia ser direcionado para  aproveitamento do gás metano no meio rural, placas solares, sistemas eólicos e aquecedores alternativos na zona urbana que, além de impulsionarem o comércio local e regional estariam potencializando atividades empreendedoristas industriais na área. Tendo esta visão o IRDES lidera um debate para o melhor aproveitamento das oportunidades que as energias alternativas reservam para a população e aos empreendedores, dentro de demandas do Pato Branco 2030.

Se você pensa em empreender, utilizar a energia alternativa ou é um gestor público e pensa em se aprofundar nesta área e ver as oportunidades que ela reserva o encontro poderá gerar novas e esclarecedoras  possibilidades. Minas Gerais é o estado brasileiro que mais se utiliza da energia fotovoltaica distribuída e colhe frutos com isso, especialmente na geração de novos negócios. As residências, em Minas, representam 20% de todos os sistemas de energia solar instalados no Brasil. Após Minas, São Paulo e Rio Grande do Sul se destacam pelo uso de energia solar, especialmente por políticas tributárias estaduais que tornam o payback (Prazo médio de retorno) para quem investe bem mais curto.

No dia 15 de setembro, uma quinta-feira, às 18h30min na Casa Da Indústria, em Pato Branco haverá um amplo debate sobre o desenvolvimento econômico e social a partir do uso de energias alternativas. O tema é “Energias Alternativas – Desafios e Oportunidades.”

O evento será realizado pelo IRDES com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação; da UTFPR e da FIEP e abrirá espaço para discussões e busca por caminhos para o incentivo ao uso de energias alternativas na cidade e o surgimento de negócios empreendedores locais e regionais a partir desta modalidade de atividade que está ganhando, continuamente, maior espaço no mercado de trabalho.

                Participarão do encontro o secretário municipal de Ciência Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti e estarão expondo conhecimentos na área: pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Jean Patric da Costa, falará sobre tecnologias que a Instituição desenvolve e como pode ajudar empreendedores; Cícero Bley Júnior, especialista na área, com experiências, inclusive startups, sendo sócio da Bley Energias,  primeiro presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) e da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (Abiogas); Milton Carlos Marcante, da Patoeste falará sobre as facilidades comerciais oferecidas para quem tem interesse em implantar energia solar em seu domicílio ou empresa  e o vereador e doutor pela UTFPR, Marcos Júnior Marini falará sobre suas pesquisas relacionadas a alternativas de legislação e iniciativas para disseminação de energias alternativas em municípios com vanguarda na adoção delas.

Para o presidente do IRDES, Cláudio Petrycoski a iniciativa fomentará uma nova visão sobre o tema que está cada vez mais forte e representa, de fato, bela oportunidade. “ Estamos buscando a aproximação da academia, dos cursos técnicos e os empreendedores, bem como a criação de novas legislações  oportunidades para o comércio que se beneficiará com maior escala de consumo, algo que só pode ser benéfico para todos.”

As vagas são limitadas. Inscrições pelo fone 46 9927-0021. 


Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES