Na próxima terça-feira, 20 de outubro, os candidatos
Volmir Sabbi, Robson Cantu, Carlinho Polazzo e Geri Natalino Dutra estarão em
reunião, na Casa da Indústria, com a diretoria e os associados do Sindimetal
Sudoeste e representantes da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná.
Há o entendimento das entidades de que reforçar e apoiar as indústrias “é o
ponto crucial para o desenvolvimento de uma cidade.” Cada candidato terá meia hora para expor suas
propostas. A definição sequencial ocorreu por sorteio do Sindimetal Sudoeste e
as apresentações iniciam às 18h30min.
Representantes do Setor Industrial estiveram reunidos
no dia 13 de outubro, na Casa da Indústria quando elencaram prioridades
necessárias ao desenvolvimento qualitativo e quantitativo da produção.
A evolução do Setor Industrial,
detalha o vice-presidente da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do
Paraná), Cláudio Petrycoski “é vital para a geração de novas frentes de
trabalho e desenvolvimento econômico de maneira geral.” Petrycoski diz que é
importante o bom debate com os candidatos e o esclarecimento de expectativas da
classe empresarial em relação aos futuros gestores públicos.
O presidente do Sindimetal Sudoeste,
Olcimar Tramontini detalha que a partir do desenvolvimento econômico o
Município terá recursos, através de ganhos em arrecadação, para potencializar
suas ações em saúde, educação, habitação e segurança. “Será uma oportunidade de
dialogarmos, olhos nos olhos, e pleitearmos priorizações que são indispensáveis
para alcançarmos novos patamares em desenvolvimento.
Entre
as expectativas dos empresários, já repassadas para análise dos candidatos:
Tributação
•
Eliminar a exigência do ISSQN sobre a industrialização por encomendas conforme
Lei Federal 116/2003 (cumprir a lei).
•
Eliminar burocracia e exigências sem sentido em relação a vigilância sanitária.
Infraestrutura
• Construção
de pontos de ônibus para funcionários nos parques industriais, bem como
necessidade de horários de ônibus coletivo compatíveis com os horários das indústrias.
•
Construir trevo de acesso aos Parque Industriais (Br 158 –Projeto doado pelas indústrias
em 2012).
•
Implantar iluminação pública, já́ que é cobrada a taxa nos parques
industriais.
• Revitalização
das ruas marginais (com asfalto apropriado para cargas pesadas).
•
Ter tubulação e destino para escoar a água pluvial
•
Dar nome ao Parque por determinação do grupo de industriais
•
Trabalhar pela redução do odor da estação de tratamento da Sanepar.
•
Melhorar a rede de esgoto nos parques industriais.
• Escrituração
de transferência da propriedade do município aos industriais que cumpriram as obrigações
conforme projetos a presentado e aprovados na câmara de vereadores e sancionado
pelo
prefeito da então gestão.
• Individualização
dos lotes das indústrias com toda a infraestrutura
•
Ampliar os Parques Industriais existentes.
Representatividade
•
Atuação
representativa do prefeito a outros órgãos para resolução de problemas básicos
de infraestrutura para as indústrias (Energia elétrica, água, internet,
Telefonia).
•
Trabalhar
junto a lideranças e Copel para assegurar o aumentando capacidade de energia elétrica
(hoje a cidade não tem energia para novas indústrias ou ampliação das já́
existentes).
•
Consolidar
e ampliar as linhas aéreas.
•
Buscar
apoio e incentivos tecnológicos para as indústrias já́ instaladas e propiciar
assim a vinda de novas indústrias.
•
Cobrar
melhorias na malha viária para escoamento dos produtos.







