Ginástica Rítmica em Pato Branco já gera resultados e projeta novas conquistas

A Ginástica Rítmica vem sendo uma vitrine para o esporte de Pato Branco que já conta com presença nacionalmente reconhecida no Futsal, no Basquete e no Vôlei.  Projeta, no esporte olímpico tradicional, novas e importantes conquistas que já vem sendo alcançadas no estado e em competições de relevância nacional.  O desafio de ter uma equipe de Ginástica Rítmica,  lançado com entusiasmo pelo prefeito Robson Cantu, foi acolhido pelo Instituto Theóphilo Petrycoski – ITP em 2021 e vem rendendo resultados de expressão. Algo que começou a ter visibilidade com a contratação de Anita Inês Klemann, que foi, por sete anos, técnica da Seleção Brasileira. “É uma pessoa com ampla experiência que encurta os caminhos para o alcance do máximo de performance das alunas”, detalha Péricles Petrycoski, da direção do Instituto Theóphilo Petrycoski que mantém, no projeto, cerca de 370 alunas de 7 a 21 anos de idade.  A Anita, detalha o prefeito Robson Cantu, “é um nome que por si só assegura visibilidade e resultados para o projeto que poderá mudar a vida de muitas jovens que, sem ele, provavelmente não teriam as mesmas perspectivas.”

Os treinamentos iniciaram nas instalações da Unidep – Centro Universitário de Pato Branco e agora concentram-se no Centro Municipal de Ginástica Rítmica Osiris José Guerios, localizado no Bairro Anchieta. Houve a necessidade de integração de esforços com o Instituto de Saúde São Lucas (ISSAL), a Unidep e o patrocínio da Atlas Eletrodomésticos. “É uma atividade que precisa de acompanhamento de professores de Educação Física, fisioterapeutas, psicólogos e até médicos”, explica Péricles evidenciando a complexidade do desafio tornando-o desafiador começando pela escolha de profissionais com o preparo e o interesse em abraçar o projeto que é coordenado no ITP, por Karime Redivo e atividades técnicas de Sirlei Machado e Grazieli Fagundes da Silva e pela Prefeitura Municipal por Adriana Manfredini que coordena as escolinhas de iniciação e participação em campeonatos.

Das 320 crianças inscritas 53 participam das atividades de alto rendimento que ocorrem no Centro Municipal de Ginástica Rítmica Osiris Guerios. As demais aulas são desenvolvidas no Largo da Liberdade e no Polo Esportivo do Bairro Cristo Rei. 

Há uma infraestrutura específica para a prática do Esporte. Houve pelo Instituto, via Família Petrycoski, a aquisição de tapetes, bolas, arcos, cordas e outros acessórios especiais para a modalidade, um deles importado, utilizado em campeonatos mundiais e nas Olimpíadas, contando com o espaldares e espelhos para, respectivamente, alongamentos e correção postural nos treinos. A partir de agora a Atlas Eletrodomésticos, patrocinadora da Modalidade, estará auxiliando em novas aquisições.

Uma das iniciativas marcantes envolveu a visita de Anita, equipe técnica e algumas ginastas, por três semanas, para acompanhamento de treinamentos na Bulgária, em março de 2022.

Tanto esforço, treinamentos, competições internas e contato com competidoras internacionais começa a gerar a frutificação desejada: em 2021 no Campeonato Paranaense de Conjuntos Pato Branco ficou em terceiro lugar geral e na mesma posição nas modalidades Pré-infantil Mãos Livres; Juvenil – Aparelho Bola; Juvenil – Aparelho Fita; Pré-Infantil Geral e Juvenil Geral. Nos Jogos da Juventude do Paraná o Conjunto Juvenil Aparelho Bola ficou com a sexta colocação geral. Já nos Jogos Abertos do Paraná o trabalho se evidenciou ainda mais: primeiro lugar no Individual Aparelho Bola e terceiro lugar no Individual Aparelho Fita e Individual Geral. Indo para competições nacionais no Campeonato Loterias Caixa – Ilona Peuker, Pato Branco ficou em 5º lugar em conjuntos Juvenil Aparelho Bola, Aparelho Fita e Juvenil Geral e também em 11º no conjunto Pré-infantil.  No Campeonato Paranaense de Estreantes obteve o primeiro lugar em Conjunto Infantil Mãos Livres e terceiro lugar Conjunto Pré-Infantil Mãos Livres.

Em 2022 os resultados alcançaram novos patamares. No Campeonato Paranaense Pato Branco obteve primeiro lugar geral por equipe na Categoria Adulto Nível I, com as ginastas Kauany Zanettin Paes, Vitória Oda Miranda, Mayte Nicole Guzmann Vargas e Bettina Vanin Martini. Na Categoria Adulto Nível 1 Kauany ficou em primeiro no Aparelho Arco, segundo no Aparelho Bola e Aparelho Maças e em terceiro no Aparelho Fita. Vitória ficou em quarto no Aparelho Arco e quinto no Aparelho Bola e Mayte ficou em quinto no Aparelho Arco.

No Campeonato Paranaense Categorias Juvenil e Pré-infantil os resultados também foram positivos. Pato Branco conquistou o vice-campeonato por equipe na Categoria Pré-Infantil Nível 1, com as ginastas Ana Letícia Silvério dos Santos, Ana Luiza Marcomin, Luiza Barbosa Pinho e Valentina Tirloni. Já na Categoria Juvenil Nível 1 ficou em 5º lugar por equipe com as ginastas Ana Laura Girolometto, Bettina Vanin Martini e Isabelle Delazeri. Na classificação geral Luiza Barbosa Pinho ficou em 5º no Aparelho Arco; Valentina Tirloni ficou em 6º no Aparelho com Corda; Ana Letícia Silvério ficou em 7º no Aparelho Corda e em oitavo lugar ficaram Luiza Barbosa Pinho (Mãos Livres), Ana Silvério (Aparelho Corda) e Ana Marcomin (Aparelho Arco). Na Classificação Final na Categoria Juvenil Nivel 1 – Bettina Vanin Martini ficou em 6º Aparelho com Bola e 9º lugar Bettina Vanin Martini.

Integram também a equipe técnica: Francieli Fiorentin, Grazieli Fagundes da Silva, Sirlei Machado, João Marcoreles Junior, Vitória Miranda Oda, Thais Sanguanini Lavezzo, Juliana Leonardi, Maria Julia e Vera Cassol

Para Satiro Bertol Júnior, também envolvido nos projetos, as equipes pré-infantil, infantil e juvenil alcançaram resultados expressivos nos campeonatos, bem como a categoria adulta. “A ideia é seguir esta trajetória de desenvolvimento numa integração de esforços.”

Para Péricles Petrycoski a evolução do Projeto será observada com a participação de alunas em competições nacionais e internacionais em condição de competitividade e alcance de medalhas. “Somos gratos a prefeitura e aos apoiadores deste projeto, tornando possível a materialização de um diferencial a mais para Pato Branco.”

Cláudio Petrycoski ressalta que no início do projeto o prefeito Cantu mostrou-se um entusiasta com a possibilidade da implementação da Ginástica Rítmica no município. “É um esporte plástico e que pode, como o propósito do Instituto, transformar vidas por ser uma atividade olímpica nobre e diferenciada.”

O prefeito Robson Cantú ressalta que “não há preço para o Poder Público para o sorriso de uma criança. Existe amor por estarmos iluminando seus corações”, detalha evidenciando que é o começo de uma grande jornada para as alunas e para o próprio município que tende, gradativamente, a ocupar posição de destaque na atividade esportiva.

 

 

Fotos Adriano Medeiros/Difference

Compartilhe essa publicação:
Membro efetivo do conselho de administração do IRDES