Grupo do Empoderação Cidadã do Bairro Planalto se reúne com prefeito Cantu

Lideranças do Bairro Planalto que fazem parte do Movimento Empoderação Cidadã, apoiado pelo Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES, estiveram reunidas com o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu na manhã do dia 7 de maio. Na oportunidade, liderados pela diretora do IRDES, Meri Aparecida Moraes evidenciaram conquistas obtidas no Bairro e os desafios que os moradores tem para alcançar novos estágios evolutivos.

As lideranças, entre elas, Nilso Moreira, presidente da Associação dos Moradores; Moacir Gregolin, Altir Bergamaschi, Neivor Barros, Belizário Gonçalves da Rosa;  o vereador Lindomar Rodrigo Brandão; José Zilli (Sicoob) e Luiz Lanzarin (Sicoob); Lilian Dal Bello (IRDES) e Marcelo Dalle Teze (IRDES) apontaram item a item os pontos de reivindicação comunitária, algo que o prefeito se prontificou a responder e cumprir a execução do que prometeu até o dia 7 de agosto deste ano.

Moacir Gregolin disse que durante a jornada de reivindicações ocorreram muitos avanços, como a reforma do Posto de Saúde; a canalização da rede pluvial, asfalto e recapeamento de ruas no Bairro Velho; asfaltamento no Paulo Afonso; adequação pluvial no Paulo Afonso; Revitalização do Bosque, faltando a grama sintética; instalação da Agência do Sicoob que está indo muito bem em sua operação; Construção da Creche no Campo; melhorias das vias de entrada no Planalto; os pontos de ônibus foram colocados; ampliação do São João Bosco; a implantação da Farmácia Central e a implantação da Feira do Agricultor.

Na oportunidade o prefeito falou dos dramas administrativos vividos, mas enfatizou a boa vontade em colaborar. Evidenciou a preocupação com o sistema de coleta de lixo que está com 49 pessoas a menos em operação algo que buscará, em breve solucionar.

Casa Mortuária no Bairro – O prefeito manifestou interesse em centralizar a construção de casas mortuárias numa parceria com as funerárias mas, entendendo as reivindicações, flexibilizou com a possibilidade de aproveitamento do terreno do Clube dos Idosos para a estruturação de um Centro Multiuso que também permitirá os bailes, quando permitidos pela vigilância.

Atendimento de saúde – Ao ouvir pedidos de mais médicos de Altir Bergamaschi, Cantu disse que é um problema crônico nacional a escassez de profissionais. “Queremos ter no Planalto o atendimento 24 horas num mini-UPA, mas estamos lutando para conseguir médicos, algo que está muito difícil.”

Acessibilidade dos passeios – Cantu disse que após ter a usina de asfalto e o britador pretende produzir paver e, pelo sistema de mutirão, destinar para quem, de fato, desejar fazer os passeios.

Pontos de ônibus – Cantu evidenciou que não foi possível colocar os modelos novos, mas praticamente todos os pontos estão atendidos. Falta um que em breve será resolvido.

Policiamento – O prefeito vê como vergonhosa a estrutura de policiamento no Estado. “Temos 2 ou 3 viaturas para atender Pato Branco, Bom Sucesso, Vitorino e Mariópolis. Umas nove viaturas estão quebradas, algo que torna difícil a situação em qualquer ponto da cidade e devemos buscar saídas para esta demanda coletiva da comunidade.”

Preparo dos jovens – Disse que estão sendo adquiridos cerca de 200 computadores e pensa na estrutura que poderá ser construída no terreno do Clube dos Idosos, se assim aceito, ter laboratórios de informática para cursos de programação, entre outros profissionalizantes.

Pista de Skate – O prefeito manifestou contrariedade a destruir o que foi construído com dinheiro público.  Mas que podem estudar formas de resolver eventuais problemas no local. “Os jovens, na realidade, precisam ter alguma coisa para fazer”, comentou.

Praça de Esportes – Quer concluir a grama sintética nos próximos dias e estará ocorrendo estudo para ampliação da área de prática esportiva, talvez com quadra de basquete.

Liberação do Clube do Idoso – Cantu disse ser impossível liberar por exigências legal. A estrutura não será reaberta, restando a possibilidade de uma negociação com o município para a construção de um centro de multi-atividades, inclusive os bailinhos.

Nascentes do Rio – A questão da poluição do rio e das nascentes Cantu transferiu para a própria comunidade que deve se conscientizar e trabalhar para o fim de canalizações clandestinas no local e destinação do lixo. “Sugiro que façam uma campanha de conscientização coletiva para limpeza no Bairro e ações de preservação ambiental.”

Finalização do Contorno Norte – Disse que não pode adiantar, mas em breve a comunidade terá boas novidades vindas de Curitiba.

Permuta de terreno para maior espaço na Igreja – Assunto ficou relativamente em aberto para futuros diálogos.

Curso de formação de lideranças – O IRDES se prontificará, com os moradores, a fazer um Curso de Formação de Lideranças e, se desejarem, um curso de desenvolvimento de pequenos negócios.

Para Nilso Moreira, presidente da Associação de Moradores a reunião foi positiva e poderá ter bons resultados. “Deveremos ter um encontro futuro com a população para um diálogo aberto com o prefeito que definiu, para si mesmo, prazo para executar o que se comprometeu.”

Meri Aparecida Moraes agradece a abertura do prefeito Cantu e a disponibilidade para um diálogo com as lideranças do bairro que contaram com o apoio do vereador Lindomar Brandão. “Estamos certos de que as iniciativas transformadoras são resultado da integração de esforços das lideranças.”

Cláudio Petrycoski que presidia o IRDES na fase da elaboração das reivindicações diz que sempre é altamente positivo ver que as reivindicações da comunidade passam a ter materialização. “O mérito é da união do povo do Planalto que demonstra, claramente, que a integração de propósitos gera efeitos transformadores.”

Futuramente será estudado um dia de encontro e atividades especiais de cidadania no Bairro, num esforço entre Poder Público e sociedade civil organizada.

Os integrantes do Empoderação Cidadã agradecem ao Executivo, a União das Associações de Moradores e demais parceiros que tornam possível ganhos reais em qualidade de vida para a população.

 

  FOTO: Rodinei dos Santos/Prefeitura Municipal

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES