O IRDES
obteve o selo ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2021, organizado
pelo Sistema Fiep/Sesi pelo projeto Empoderação Cidadã, realizado no Bairro
Planalto .
Uma conquista
que não é da entidade. Mas de todos que fizeram e fazem acontecer o projeto de
transformação do Bairro Planalto e imediações.
O projeto
aproximou comunidade de quem decide tornando possível o atendimento de
várias demandas manifestada pelos moradores do Bairro Planalto, em conjunto com
uma série de parceiros e instâncias do poder público.
O objetivo do
projeto foi o empoderamento dos moradores do Bairro Planalto para que, pelo
conhecimento de sua realidade, da visão de futuro da comunidade e da integração
de propósitos, obtivessem de seus líderes a resolução de problemas do seu
cotidiano. Valeram-se da metodologia de Investigação Apreciativa, de um sistema
de redes e de encontros com moradores e lideranças do bairro, com o Executivo
Municipal e com o Sicoob. Entre as demandas atendidas estão: reforma do posto
de saúde, canalização da rede fluvial, asfalto e recapeamento das ruas,
revitalização do bosque, construção da creche, instalação de ponto de ônibus,
da agencia bancária, da farmácia Central e da Feira do Agricultor (produtos
orgânicos). São desafios futuros: casa mortuária, médico 24h, policiamento,
praça de esportes, entre outros.
O
reconhecimento do IRDES a Associação de Moradores e aos líderes do bairro bem
como agradecimento ao prefeito anterior, Augustinho Zucchi, ao vereador da
legislatura anterior Moacir Gregolin e ao atual prefeito Robson Cantu e ao
vereador Lindomar Brandão.


