Mangueirinha vive novo momento pós-pandemia com a Retomada

“A pandemia não afetou muito as empresas em Mangueirinha. Mas se viesse afetar estávamos preparados.” Palavras do vice-prefeito Leandro Dorini, durante o encontro realizado na noite do dia 8, no Centro de Eventos Darci Gubert, antes da palestra de João Carlos de Oliveira com o tema “O mundo está em crise, nós não – não adianta mais fazer o mesmo.”

Dorini aproveitou a oportunidade e falou a importância em ter optado pelo Plano de Retomada da Economia, sendo um dos poucos municípios da região com tal iniciativa e reconheceu a qualidade dos serviços do SEBRAE. “O apoio com ótimos consultores e a base de informações que estamos recebendo faz toda a diferença”, complementou.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Gerson Barp se disse satisfeito com os resultados e com as contra-partidas oferecidas pelo SEBRAE. “Estamos sempre buscando caminhos para o desenvolvimento do meio empresarial que se reflete, diretamente, em ganhos para a economia e a sociedade.”

                O empresário Mário Pazio, representando os participantes voluntários do Grupo Gestor da Retomada ressaltou a importância da integração e fechou suas palavras com a pergunta instigadora aos que não se mobilizam: “O que você tem feito pelo desenvolvimento de sua cidade?”, citou evidenciando que muitas noites os voluntários estiveram envolvidos em iniciativas transformadoras.

                O presidente da Associação Comercial e Empresarial – ACIMAN – Caciano Gemi enfatizou que o município conseguiu superar o desafio da pandemia e agora é continuar os esforços para o desenvolvimento das atividades empreendedoras. “Nós, como Associação, sempre estaremos envolvidos em iniciativas que proporcionem evolução ao nosso desenvolvimento.”

                Edmilson Santos, representando a Câmara Municipal frisou que o Legislativo sempre se preocupou com o desenvolvimento de novas frentes de trabalho e empregos. E, a mobilização com o Plano e Retomada só veio a colaborar neste propósito.

                A consultora do SEBRAE, Maria Auria Mulhmann enfatizou que foram ofertadas 674 horas de consultorias em diversas formas e especialidades, entre elas RH, coaching, vendas, marketing, finanças... “Também realizamos seis encontros do Clube de Capitães que nos gera reflexões e análise sobre nossa liderança. Estamos trabalhando o Turismo, com a fase de criação do inventário e, após, todo um plano de adequação ao turismo receptivo e comunicação externa de nossos atrativos. Realizaremos a capacitação de empresários na área, em 2022 para, a médio e longo prazo, o município ganhar com as belezas naturais que possui e criar bases de atratividade ainda maiores.”

                Auria falou sobre a Lei de Inovação, com a criação de um Conselho Municipal e tendência de criação de um co-working (Espaço compartilhado de empresas para desenvolvimento integrado e com menores custos). “Temos mais de 200 estudantes ganhando transporte gratuito para estudar fora. Temos que aproveitar este capital intelectual e pretendemos, diante disso, inseri-los nos projetos de transformação do município, o que assegurará um bom retorno para os próprios estudantes e a comunidade.”

                A consultora citou a Cofamang, cooperativa que é um bom exemplo de que a integração de esforços gera resultados; a criação do Caderno de Oportunidades de negócios; a criação do Escritório de Compras e estudos para a digitalização e dinamização de processos que envolvam empreendedorismo na prefeitura. Ela lembrou que dois professores de Mangueirinha tiveram a oportunidade de, via SEBRAE, participarem de curso com o renomado Mário Sergio Cortella e ainda houve o desenvolvimento e repasse para o Grupo da Comunicação Local realizar a difusão, da Campanha: “Mangueirinha – Aqui você tem futuro”.

                O gerente do SEBRAE, César Giovani Colini ressaltou que o que viu foi animador. “Há algo fantástico e transformadora acontecendo aqui pela mobilização das lideranças que estão querendo um futuro diferente. Só temos a reconhecer e agradecer pelo que estão fazendo pela economia e pelo futuro das atividades empreendedoras.”

                Na palestra motivacional João Carlos interagiu, brincou com o público e deu ênfase especial em acreditar, colaborar voluntariamente e, acima de tudo, ter atitudes que gerem transformações. “Precisamos acreditar e fazer acontecer e tudo começa pela postura de cada um”, disse ele.

 

 

 

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES