Membros do Instituto Regional de
Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES; do Pato Basquete e do Pato Futsal
estiveram realizando uma visita técnica ao Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte
Minas Gerais. A visita ocorreu no início do mês, oportunidade em que estiveram
visitando e conhecendo a infraestrutura, o modelo de gestão e a história do
Minas Tenis Clube Cláudio Petrycoski (IRDES); Marcelo Pastorello (Pato
Basquete); Ricardo Carnilietto (Pato Futsal), Anderson Rufatto (representante
da Limber); Paulo Stefani (Pato Basquete) e Marcelo Dalle Teze (IRDES). Eles foram recepcionados pelo nadador de cinco
olimpíadas, Rogério Romero, gerente de Esportes do Clube; por Alexandre Azevedo
Cunha, diretor de Basquete; Kouros Monadjemi, dirigente do Minas e um ícone na
nova fase do Basquete no Brasil e pelo presidente do Minas Tênis Clube, Ricardo
Vieira Santiago.
O Minas é um Clube referência
nacional no esporte com equipes de competição de vôlei, basquete, ginástica
olímpica, judô, natação, ginástica artística e ginástica de trampolim. Tem 82
mil sócios, com 27 mil cotistas. É um Clube que conta com mais de 1000 atletas
federados e 1.200 profissionais para atendimento da infraestrutura de 454 mil
metros quadrados de área.
Marcelo Pastorello comenta que
chamou atenção até mesmo o número de alunos nos cursos esportivos, artísticos e
atividade de academia: são 18 mil ao ano, sem contar as 44 empresas que
destinam recursos a projetos do Clube com patrocínios diretos.
O Clube respira esporte, comenta
Cláudio Petrycoski evidenciando que anualmente são destinados R$45 milhões para
práticas esportivas de competição sem contar os patrocínios. “É uma estrutura
diferenciada, que começou a ser estruturada em 1935 que hoje é referência em
gestão e resultados para o país. São modelos bem sucedidos que devemos conhecer
e estudar para potencializarmos nosso esporte que precisa de inovação, gestão e
propósitos evolutivos maiores.”
No entendimento de Ricardo J.
Carnieletto a visita foi positiva. “O clube é uma verdadeira cidade de Pato
Branco em números de sócios. E chama atenção sua organização e gestão
profissionalizada, com planejamento, priorizando, sempre, os valores do clube e
a atenção a família. Fica claro para os clubes esportivos de nossa cidade, que
a gestão e o planejamento são essenciais para o crescimento sustentável e o
sucesso.”
Paulo Stefani frisa que o Minas é
um Clube focado em resultados mas que, acima de tudo, preserva a tradição da
participação continuada em competições nacionais. “Está sempre presente no
Basquete, no vôlei e tem, em seu foco no esporte de rendimento, um ponto de
satisfação e atratividade de associados.”
Para Marcelo Dalle Teze o que
chamou atenção foi ver que um clube de quase 90 anos de existência se mostra
jovem em estar continuamente se reinventando, tendo sinergia com as mudanças de
expectativas dos sócios priorizando a entrega de serviços e contra-partidas que
eles, de fato, esperam.
O IRDES, o Pato Basquete e Pato Futsal masculino e feminino estão, há
vários meses, estudando alternativas para potencialização dos esportes de
rendimento. E o conhecimento de gestões bem sucedidas faz parte do
amadurecimento das estratégias que serão construídas e tomadas em prol do
esporte local.
Durante a visita houve a oportunidade de acompanhamento do jogo entre Minas Tênis Clube e Pato Basquete, num ginásio com camarotes e infraestrutura diferenciada, inclusive com climatização.










