Movie Cars e Instituto Theóphilo Petrycoski lançam livro sobre a história de Foz do Iguaçu

Uma iniciativa idealizada pelo empresário Cláudio Petrycoski, tendo como patrocinadores a Movie Cars Entertainment fez uma homenagem a Foz do Iguaçu, dando sequência a iniciativa similar realizada em Pato Branco. O Livro “A Fantástica História da Foz do Iguaçu” é uma das mais abrangentes pesquisas sobre o passado do oeste paranaense. Obra de Luiz Francisco Guil que demandou praticamente dois anos de levantamentos, entrevistas e parcerias com fotógrafos de destaque na região envolve uma publicação de 412 páginas, formato 28 x 30 cm, com qualidade de impressão diferenciada. Deverá figurar entre as mais elaboradas obras da historiografia do Brasil.

O lançamento do livro aconteceu no dia 8 de novembro, nas dependências da Movie Cars  Entertainment, em Foz do Iguaçu. Estiveram presentes altas lideranças da região, inclusive secretários municipais e representantes de outros pontos de atração turística da cidade, agentes e guias turísticos, escritores, fotógrafos e historiadores.

O trabalho envolveu pesquisas em livros, revistas e jornais antigos, analisou documentos, vídeos e áudios do acervo público e entrevistou inúmeras pessoas em busca de informações. O texto possui estilo jornalístico, com fácil leitura para todos os tipos de público. É ilustrado com imagens cedidas por fotógrafos locais. Também são utilizadas fotografias do acervo de várias entidades, como Itaipu, Marco das Três Fronteiras e Agência Municipal de Notícias. Resumos das matérias foram traduzidos para o inglês e o espanhol.

A história de Foz do Iguaçu é dividida em capítulos, segundo a ordem cronológica e também temática. Além de relatos sobre a colonização do Oeste e a formação da cidade de Foz, inclui matérias sobre a Revolução de 1924, a estruturação da rede hoteleira, a construção da Ponte da Amizade e a estruturação do Parque Nacional do Iguaçu. Capítulos especiais foram reservados à descoberta e à divulgação das Cataratas e à construção da Usina de Itaipu. O livro também revela o esforço do empresariado local, em diversas épocas, na formação do polo turístico de Foz. Foram acrescentados históricos dos principais hotéis da cidade e dos parques temáticos, como o Parque das Aves, o Movie Cars e o Dreams Park Show. Temas como religiosidade, ensino, filantropia, arte e esporte também estão contemplados.

Cláudio Petrycoski evidencia que buscou presentear Foz do Iguaçu com algo de valor. E nada mais adequado, na visão dele, que brindar a população de toda a região com um livro que, de forma diferenciada, resgatasse as lutas e conquistas de um povo trabalhador e com olhar no futuro.

Jin Bruno Petrycoski, em seu discurso lembrou palavras do filósofo e escritor romano Sêneca: "a vida é como uma história: o que importa não é o tempo que dura, mas o quão boa ela é". Jin evidenciou que Foz do Iguaçu tem uma história não tão longínqua, com remota presença humana, vejam só, 6 mil anos Antes de Cristo, mas com passos evolutivos de geração a geração, especialmente após a chegada do espanhol Álvar Nunez Cabeza de Vaca que se diz descobridor das quedas, mas muito depois dos nossos povos indígenas... O Livro evidencia um pouco do trabalho, dos desafios e das dificuldades vividas por gerações registrando importantes momentos históricos... “

            Para Jin Foz do Iguaçu não está no atual estágio ao acaso: tudo envolveu a visão, a garra, a coragem e uma bruta vontade de vencer de gente como a gente que, no seu devido tempo histórico, sonhava e edificava um futuro transformador para as gerações vindouras.

          “A Movie Cars e o Instituto Theóphilo Petrycoski têm a satisfação em contribuir no resgate de tão bela história resgatada pelo escritor, por fotógrafos locais extremamente talentosos e por muita gente que anonimamente colaborou. Somos gratos a quem foi e a quem está aqui. Pessoas que colaboraram no passado e as que hoje constroem um futuro cada vez mais desafiador, mas não menos encantador para Foz do Iguaçu. Vocês são privilegiados por viverem aqui... “

 

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES