No dia 5 de abril, a partir das 14 horas, na Casa da Indústria de Pato Branco estará acontecendo uma reunião envolvendo representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP; Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC; Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC; Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP; Federação das Associações Comerciais de Santa Catarina – FACISC; Associação dos Municípios do Sudoeste Paranaense, AMSOP; Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste Paranaense – ACAMSOP; Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – OCEPAR; Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES; Agência de Desenvolvimento do Sudoeste; Conselho de Desenvolvimento de Palmas - DAMAPEC; Associação Comercial e Industrial de Chapecó – SC; Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco – ACEPB; Associação Comercial e Empresarial de Palmas – ACIPA; Serviço de Aprendizagem Rural – SENAR; SEBRAE, Sindimetal Sudoeste e OAB-PR, prefeituras de Pato Branco, Chapecó e Palmas entre outras organizações representativas. O assunto para um diálogo inicial de trabalho é a definição de caminhos integrados para viabilização técnica e, posteriormente política de um novo traçado ferroviário que passe pelo Sudoeste Paranaense e Oeste Catarinense.
Já há projeto para um novo traçado de uma ferrovia de 286 quilômetros que envolverá R$6 bilhões em investimentos, indo até Cascavel. A ideia é encontrar formas de estender tal empreendimento para que passe por duas regiões produtivas de alta relevância nacional. Para o vice-presidente da FIEP e presidente do IRDES, Cláudio Petrycoski buscar este investimento adicional poderá proporcionar redução significativa nos custos de frete para diversas atividades produtivas, gerando, para elas e para a região, maior competitividade. “Há uma mobilização para que seja viabilizado um braço da Ferroeste o levando até Chapecó e passando pela nosso sudoeste.”
Um dos principais articuladores da iniciativa na região é o presidente da Cacispar, Paulo Bueno que está fazendo "pontes" entre lideranças do Paraná e Santa Catarina. "Precisamos integrar forças por um propósito maior que é para o bem comum de nossa gente."
O trecho 2 de investimentos prevê um ramal que liga Dourados (MS) a Cascavel e segue por Guarapuava, indo para Paranaguá. A ideia é desviar um pouco o caminho a partir de Cascavel, valorizando a elevadíssima demanda logística por grãos, animais e produtos industrializados.


