Ópera Educa e Irdes aproximam jovens do mercado de trabalho

Mudar a trajetória de vida de alguns jovens. Objetivo de uma parceria envolvendo o Ópera Educa, sediado em Curitiba e o Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES.  Membros das duas entidades, com o apoio do Sistema Sesi/Senai e do Senac, entre outras organizações estão fazendo verdadeiras pontes de acesso ao ensino profissionalizante, numa fase inicial e, futuramente, ao aprendizado de nível superior.  Recentemente se formaram em Informática Básica, no Sesi/Senai Sibele Paloma da Silva Lourenço,  Ingrid Tainá de Castro, Leonardo Vinícius da Silva de Oliveira, João Vitor Souza Netto, Paulo Roberto de Almeida e Vitor Vinícius Martins Bombonatto. Jovens que se empenharam e demonstram para as duas entidades que têm interesse na construção de um futuro melhor para si e suas respectivas famílias.

Durante o cerimonial de entrega dos certificados o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu e o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcos Colla, além do presidente do IRDES, Cláudio Petrycoski e a executiva da entidade de Pato Branco, Lilian Dal Bello estiveram enaltecendo o esforço dos jovens pelo aprendizado. O prefeito tomou ciência do movimento do Ópera com o IRDES, que contou, inicialmente, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social. “É um papel diferenciado facilitar o ingresso de nossos jovens a outro estágio em qualidade de vida e os envolvidos estão de parabéns”, detalhou o prefeito.

Para o presidente do IRDES, Cláudio Petrycoski criar meios facilitadores de acesso a conhecimentos que serão úteis na vida profissional é primordial. “Conhecemos a proposta do Ópera Educa e numa ação integrada fomos a aprimorando e estamos felizes em construir caminhos bem interessantes para os jovens participantes.”

                João Humberto Chemin, da direção do Ópera Educa diz que "a sociedade nos demonstrou a necessidade  de gerarmos riquezas, através de nobres lições. Influenciado pelo filho especial, Mateus, João Humberto Chemin entende que o Ópera existe para facilitar trajetórias de vida que, através do apoio recebido, multipliquem o exemplo vivenciado. “

                A iniciativa é embrionária e dentro das estratégias desenhadas pelas entidades envolvidas tende a se intensificar. “Buscamos apoio financeiro de quem tem e está com a consciência aberta em contribuir para uma sociedade melhor, não havendo preocupações com isenções tributárias e outros benefícios. É um doar de coração para transformar, de fato, o futuro de nossas crianças e nossos jovens que, após amplo trabalho de entrevistas, se mostram interessados em construir uma nova realidade econômica e também social para si e as pessoas que amam.

                As entidades ajudam com vale transporte, auxílio-alimentação e, em alguns casos, até mesmo com custos de cursos optados pelos jovens aprovados nas entrevistas.

Existem casos de jovens já inseridos no mercado de trabalho. 

FOTO: Rodinei dos Santos/Prefeitura


Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES