O
Observatório Social do Brasil de Pato Branco – OSB-PB está com nova diretoria
para o biênio 2021 a 2023, desde a noite do dia 24/2, eleita e empossada
durante Assembleia realizada na Casa da Indústria. A nova presidente é
Terezinha Pasini de Almeida; tendo como vice-presidente Tiago Nunes e Silva;
vice-presidente para Assuntos Administrativos-financeiros, Valdei Jose
Sgarbossa; vice-presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças, Luan
Ruaro Marcante; vice-presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia, Fábio
de Freitas Lima e vice-presidente para Assuntos de Controle Social, Celso
Cristiano Alves Antunes Palagi. O Conselho Fiscal tem como titulares: Fabiana
Ody e Péricles Petrycoski e suplente: José Francisco Machado Martins.
A
gestão presidida por Tiago Nunes e Silva concentrou ações em orientações
preventivas e de conscientização dos efeitos da corrupção. Para ele foi uma
experiência interessante e desafiadora que terá sequência, como
vice-presidente, na nova diretoria.
Terezinha
Pasini de Almeida agradeceu os associados e mantenedores. Lembrou da retomada
das atividades em 2017, quando cidadãos disponibilizaram parte do tempo para
observar a transparência e a qualidade na aplicação do dinheiro público.
A
presidente lembrou que a diretoria do Observatório é composta por associados de
forma democrática e apartidária. “O papel mais relevante do Observatório Social
do Brasil Unidade de Pato Branco têm sido despertar o espírito de cidadania
fiscal na sociedade organizada, tornando-a proativa; consciente dos seus
direitos e deveres fiscais. Assim o cidadão é incentivado a perceber que a
justiça social somente será alcançada quando todos os agentes econômicos
recolherem seis tributos corretamente e os agentes públicos os aplicarem com
ética e eficácia.”
Terezinha
evidenciou que o resultado da atuação do Observatório Social do Brasil, Unidade
de Pato Branco, contribuiu para gerar uma economia aproximada de R$12 milhões
nos últimos dois anos. Tudo, segundo ela, a partir da ação preventiva de
monitoramento de processos licitatórios.
Para
Terezinha a corrupção deixa uma porta aberta para qualquer possibilidade. “Os
poderes Executivo e Legislativo já perceberam a importância de estabelecer uma
parceria com o Observatório Social para prevenir essas ocorrências. O Portal da
Transparência fornece dados para subsidiar essa ação de observar a correta
aplicação dos recursos públicos. E o Observatório Social do Brasil – Unidade de
Pato Branco, tem feito isso em tempo real. Acompanhando desde a publicação do
Edital até a entrega do item licitado.”
Ela
pede a colaboração dos cidadãos patobranquenses para o envio de informações
relevantes que justifiquem a ação do Observatório Social, lembrando que o seu
papel principal é o de observar a correta aplicação dos recursos públicos e na
sequência encaminhar demandas para entidades competentes, no caso o Ministério
Público, sem alardes e grande propagação.
“Agradecemos
mais uma vez o apoio financeiro recebido dos associados mantenedores, os quais
estão garantindo o pleno funcionamento do Observatório Social do Brasil –
Unidade de Pato Branco.”


