Com o objetivo de levar as pessoas para dentro do Parque
Tecnológico de Pato Branco, a Administração Municipal, por meio da Secretaria
de Ciência, Tecnologia e Inovação, realiza o primeiro Open Park, com
apresentações dos projetos do Parque, palestras, visitações e exposições. Serão
dois dias de evento, sexta-feira (3) e sábado (4), dentro da programação de
aniversário do município.
“Queremos colocar a população em contato com os projetos e grupos desse ecossistema, a fim de incentivá-los nesse universo da Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura. Teremos programação divertida e acessível a todas as faixas etárias”, frisa a Aline.
A programação inicia na manhã da sexta, com a visitação do
espaço por alunos de escolas de Pato Branco e da região e exposição de
profissões do futuro, projetos da prefeitura, observações do céu, espaço
astronomia, mostra de games, universidades, sala cosplay e teatro, estufa
urbana, Sebrae Lab, espaço idoso tech, lixeira inteligente, laboratório de
robótica e cabine de fotos. O Parque ficará aberto das 8h às 12h, das 13h30 às
17h e das 18h30 às 21h30.
Para agendar a visitação, as instituições de ensino podem enviar e-mail, [email protected], ou contatar pelo telefone/WhatsApp 46 3220 6080.
Já no sábado o Parque abre com as exposições às 13h30 e
segue até às 21h30. Junto, às 14h, será realizado o lançamento do projeto de
Implantação dos Laboratórios de Tecnologia e Robótica. Aline explica que a
proposta é desenvolver ações conjuntas que contemplam as modalidades de
pesquisa científica, tecnológica e inovação pedagógica, “elegendo como tema
problematizador a tecnologia e a robótica no contexto educacional”. O projeto é
realizado em parceria com a Fundação Araucária e a Deputada Federal Leandre Dal
Ponte.
Em seguida, às 15h, o coordenador de Transformação
Digital e Inovação da Celepar, Bruno Loyola, fará uma palestra sobre as novas
tecnologias, abrindo o Pitch de Empresas de Tecnologias e os relatos de
empresários. “Será um momento destinado a promover maior interação entre
empresas incubadas e empresários da cidade com o propósito de conectar empresas
locais e popularizar as empresas que estão em fase de crescimento na cidade e
região”, explica Aline.
A programação do sábado também contempla a premiação dos
concursos do Geastro no TecSUL 2021, às 17h, e a 3ª Mostra de Lançamento de
Foguetes Didáticos.
“Será um importante momento para que a população não só de
Pato Branco, mas da região também, conheça o porque somos uma cidade
inteligente, uma cidade conectada. Momento para que conheçam as empresas, o que
produzimos aqui, além da nossa estrutura. Venham conhecer o nosso Parque
Tecnológico”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles
Balbinotti.



