Pato Branco
começa a articular ações dentro do Plano Municipal de Retomada da Economia –
Pós-covid19. Tanto que a Prefeitura, em parceria com o SEBRAE-PR, estão na fase
de inscrições de membros de entidades e da sociedade civil organizada para o
Programa de Formação de Lideranças – Grupo Força-Tarefa que estará
participando, diretamente, do Plano Municipal da Retomada.
As inscrições
devem estar encerradas até quarta-feira tanto para as entidades interessadas
quanto para membros da comunidade (Que não precisam integrar uma entidade ou
organização) que efetuaram o cadastro para atuar na Força-Tarefa via site da
prefeitura (www.patobrancopr.gov.br) . O primeiro passo dos envolvidos será a
participação no Programa de Qualificação de Lideranças com encontros previstos
para os dias 7 de julho, das 13h30min às 21h30min (Definição de liderança e
comunicação) ; 21 de julho das 13h30min às 21h30min (Desenvolvimento local); 16
de agosto, das 13h30min às 21h30min (Vínculo e pertencimento) e nos dias 23 e
24 de agostos, das 8 às 18 horas (Planejamento dos Eixos de ação e formação de
grupos gestores).
Maria Auria
Mulhmann evidencia que as atividades iniciais na formação de lideranças
dinamizam as outras etapas do Plano Municipal da Retomada. “Haverá um
entendimento mais claro dos papeis e dos desafios a serem enfrentados num
momento tão importante.”
Para o prefeito
Robson Cantu é um passo importante aproximar as entidades e a sociedade ao
desafio de recuperação gerado pela pandemia. “Nesta jornada houve todos os
esforços possíveis mas, infelizmente, perdemos vidas e tivemos muitas
atividades comprometidas que merecem o apoio do município que buscará, com
ações integradas com a Força Tarefa, atuar em quatro frentes: a Lei de
Liberdade Econômica – que visa diminuir a burocracia para abertura de negócios;
Disponibilizar R$2,5 milhões em recursos municipais junto a SGC - Sociedade
Garantidora de Crédito do Sudoeste, através de convênio, para formar um Fundo
Garantidor de Crédito, para auxiliar o empreendedor que precisa de uma garantia
extra na busca por crédito, isso irá significar até R$25 milhões em operações
com garantia de crédito orientado ás empresas; a criação do Selo Empresa Segura
– que visa reconhecer empresas que se comprometem, de fato, a cumprir os
protocolos preventivos ao Covid, algo que beneficia os colaboradores internos,
dirigentes e o cliente final; e a estruturação da Casa do Empreendedor – que
terá mais espaço e um atendimento diferenciado aos Micro Empreendedores
Individuais.”
A secretária
municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico, Elenice Catafesta Smiderle diz
que há a expectativa de que cerca de 30 pessoas formem a Força Tarefa. “Um
trabalho interativo e integrado com nossas lideranças, algo sempre defendido
pelo prefeito, torna mais fácil o êxito e a assertividade nas ações”,
complementa ela ressaltando que no final das ações o meio empresarial contará
com estruturas mais ágeis de atendimento e terá a oportunidade de usufruir
linhas de crédito que tendem, como há a garantia do município, a ter taxas de
juros mais acessíveis.
Na visão de
Cesar Giovani Colini, gerente do SEBRAE-PR, a Prefeitura merece reconhecimento,
pois dá um passo diferenciado na retomada com as frentes de ações e,
especialmente, com o Fundo Garantidor de Credito de R$2,5 milhões, montante
inédito na região. “É um recurso que tende a beneficiar mais de mil empresas
que, neste momento, de fato precisam.”


