Pato Branco coloca em operação o Plano Municipal da Retomada

Pato Branco começa a articular ações dentro do Plano Municipal de Retomada da Economia – Pós-covid19. Tanto que a Prefeitura, em parceria com o SEBRAE-PR, estão na fase de inscrições de membros de entidades e da sociedade civil organizada para o Programa de Formação de Lideranças – Grupo Força-Tarefa que estará participando, diretamente, do Plano Municipal da Retomada.

As inscrições devem estar encerradas até quarta-feira tanto para as entidades interessadas quanto para membros da comunidade (Que não precisam integrar uma entidade ou organização) que efetuaram o cadastro para atuar na Força-Tarefa via site da prefeitura (www.patobrancopr.gov.br) . O primeiro passo dos envolvidos será a participação no Programa de Qualificação de Lideranças com encontros previstos para os dias 7 de julho, das 13h30min às 21h30min (Definição de liderança e comunicação) ; 21 de julho das 13h30min às 21h30min (Desenvolvimento local); 16 de agosto, das 13h30min às 21h30min (Vínculo e pertencimento) e nos dias 23 e 24 de agostos, das 8 às 18 horas (Planejamento dos Eixos de ação e formação de grupos gestores).

Maria Auria Mulhmann evidencia que as atividades iniciais na formação de lideranças dinamizam as outras etapas do Plano Municipal da Retomada. “Haverá um entendimento mais claro dos papeis e dos desafios a serem enfrentados num momento tão importante.”

Para o prefeito Robson Cantu é um passo importante aproximar as entidades e a sociedade ao desafio de recuperação gerado pela pandemia. “Nesta jornada houve todos os esforços possíveis mas, infelizmente, perdemos vidas e tivemos muitas atividades comprometidas que merecem o apoio do município que buscará, com ações integradas com a Força Tarefa, atuar em quatro frentes: a Lei de Liberdade Econômica – que visa diminuir a burocracia para abertura de negócios; Disponibilizar R$2,5 milhões em recursos municipais junto a SGC - Sociedade Garantidora de Crédito do Sudoeste, através de convênio, para formar um Fundo Garantidor de Crédito, para auxiliar o empreendedor que precisa de uma garantia extra na busca por crédito, isso irá significar até R$25 milhões em operações com garantia de crédito orientado ás empresas; a criação do Selo Empresa Segura – que visa reconhecer empresas que se comprometem, de fato, a cumprir os protocolos preventivos ao Covid, algo que beneficia os colaboradores internos, dirigentes e o cliente final; e a estruturação da Casa do Empreendedor – que terá mais espaço e um atendimento diferenciado aos Micro Empreendedores Individuais.”

A secretária municipal adjunta de Desenvolvimento Econômico, Elenice Catafesta Smiderle diz que há a expectativa de que cerca de 30 pessoas formem a Força Tarefa. “Um trabalho interativo e integrado com nossas lideranças, algo sempre defendido pelo prefeito, torna mais fácil o êxito e a assertividade nas ações”, complementa ela ressaltando que no final das ações o meio empresarial contará com estruturas mais ágeis de atendimento e terá a oportunidade de usufruir linhas de crédito que tendem, como há a garantia do município, a ter taxas de juros mais acessíveis.

Na visão de Cesar Giovani Colini, gerente do SEBRAE-PR, a Prefeitura merece reconhecimento, pois dá um passo diferenciado na retomada com as frentes de ações e, especialmente, com o Fundo Garantidor de Credito de R$2,5 milhões, montante inédito na região. “É um recurso que tende a beneficiar mais de mil empresas que, neste momento, de fato precisam.”

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES