Pato Branco com diversas frentes para alavancagem do Turismo e da Gastronomia

Pato Branco conta com o Projeto Pato Tour que está dentro do Programa de Retomada Econômica. Uma iniciativa que integra Prefeitura Municipal e SEBRAE-PR com o propósito de fortalecer de dar visibilidade ao turismo de Pato Branco.

A iniciativa envolve os segmentos de Gastronomia, hotelaria e eventos. Visa a formação de 40 empresas que serão selecionadas através de uma chamada pública, tendo acesso a uma “trilha de conhecimentos inovadores”.

As empresas participantes serão identificadas com o Selo Pato  Tour que indica procedimentos e práticas de excelência na relação com o cliente. Segundo a consultora do SEBRAE, Alyne Chicocki, “o Pato Tour também identificará todo o movimento relacionado ao turismo na cidade, como shows, eventos, festivais, capacitações e a rede de turismo que se formará com os empresários capacitados.”

Ela evidencia que é estudado o desenvolvimento de um aplicativo com o nome Pato Tour reunindo as empresas do setor de turismo, algo que encurtará a distância entre potenciais consumidores e consumidores e as empresas da área.  

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla diz que em relação a uma situação de normalidade é complexo reunir parceiros e numa situação de pandemia é mais complexo ainda e está sendo possível obter resultados, algo louvável. “As ações vão além do Festival Gastronômico, com entidades parceiras envolvendo o desenvolvimento de talentos com consultorias para preparo dos pratos e capacitação para excelência no atendimento. Teremos ações em capacitação que farão diferença e deixam um legado ligado ao desenvolvimento pela capacitação. Aí pode estar um grande ganho e pode ser um caminho para seguirmos com edições futuras de continuidade.”

O Prefeito Robson Cantu se mostra satisfeito com o início da jornada reconhecendo o esforço dos profissionais, das entidades e dos empresários em viabilizar as iniciativas propostas. “Integrados e com objetivos comuns podemos fazer mais e melhor pelo bem coletivo e a prefeitura está aí, irmanada e ajudando diretamente, em boas causas que geram alavancagem econômica que tem, por consequência, efeitos diretos no desenvolvimento social.”

                Festival Gastronômico

O Setor Gastronômico foi um dos mais afetados pelos efeitos de comportamento de consumo e legislações impostas a partir da pandemia da Covid-19. Diante disso, dentro do Plano de Retomada da Economia – Projeto Pato Tour, liderado pela Prefeitura Municipal de Pato Branco, em parceria com a Fecomércio, o Senac, o Sindicato dos Hotéis - SHBRS, Bares e Similares, o SEBRAE-PR foi lançado na manhã do dia 11 de agosto, no Largo da Liberdade, o 1º Festival Gastronômico de Pato Branco.

                A ideia é a preservação das normas estabelecidas para a prevenção a Covid-19 com o incentivo ao consumo nos estabelecimentos de alimentação. A perspectiva é de que mais de 40 estabelecimentos se inscrevam, até o dia 24 de agosto, no Festival, aponta a chefe do Departamento Municipal de Turismo, Márcia Triches Painim ressaltando que todos receberão consultorias de apoio, através do SEBRAE. Já o SENAC prestará orientações com o chef Fabiano Catusso para melhoria dos pratos. “Pelo menos um prato, durante o Festival, terá desconto de 50% e os restaurantes de comida por quilo farão o sorteio de uma refeição ao dia.

                Um esforço conjunto buscará difundir o Festival na cidade e fora dela. A Prefeitura, o SEBRAE e as entidades parceiras estão comprometidos em colaborar na difusão das iniciativas que atraiam consumidores locais e regionais para as atividades.

                Consultorias

                De acordo com o gerente regional do SEBRAE-PR, César Colini, dentro da iniciativa que faz parte do Plano de Retomada Econômica consultores estarão repassando as empresas inscritas o “Modelo Disney de experiência e encantamento do cliente”.  A consultora evidenciará os detalhes que podem fazer a diferença no relacionamento das empresas com o cliente o que pode vir, por consequência, potencializar os estabelecimentos de alimentação envolvidos. ”Serão consultorias online coletivas, mas com a Jacqueline Ferreira Gomes, reconhecida nacionalmente na área.”

                Tiago Chicoski – Presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares evidencia que o Festival é representativo e animador. “Representa um novo momento para alavancarmos as vendas. Já percebemos, no lançamento, procura significativa de empresários querendo participar e o apoio da comunidade. É algo motivador e que pode ser um fator a mais para a população voltar a consumir e gerar a retomada do desenvolvimento do Segmento.”

                Chicoski diz que as dificuldades com a pandemia foram extremas. “Ficamos com as vendas muito abaixo e o delivery, por si só, não viabilizava nossos custos operacionais, especialmente empresas de porte maior. Tanto que muitos estabelecimentos não suportaram ou enxugaram, radicalmente, suas estruturas. “Tinhamos no grupo 240 colaboradores e chegamos a reduzir para 89. Agora a quantidade de empregados está voltando a ser ampliada.”

                Para o presidente do Sindicato os envolvidos na iniciativa estudam trazer atrações surpresa que gerem movimentações no comércio. “Há a expectativa de que o consumo em restaurantes volte a se efetivar, pois gera um benefício econômico expressivo e impactante tanto na economia quanto no meio social.”

                Vanderlei Pinheiro Correia, gerente do SENAC enfatiza que a ideia é dar apoio com um chef para os restaurantes que não contam com tal estrutura profissional e estão inscritos no Festival. “Estamos certos que a integração de esforços será para o bem comum da economia e da sociedade. O SENAC é referência em qualificação em Gastronomia e estamos ai para auxiliar.”

               Fotos Rodinei Santos/Prefeitura

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES