Pato Branco
conta com o Projeto Pato Tour que está dentro do Programa de Retomada
Econômica. Uma iniciativa que integra Prefeitura Municipal e SEBRAE-PR com o
propósito de fortalecer de dar visibilidade ao turismo de Pato Branco.
A iniciativa
envolve os segmentos de Gastronomia, hotelaria e eventos. Visa a formação de 40
empresas que serão selecionadas através de uma chamada pública, tendo acesso a
uma “trilha de conhecimentos inovadores”.
As empresas
participantes serão identificadas com o Selo Pato Tour que indica procedimentos e práticas de
excelência na relação com o cliente. Segundo a consultora do SEBRAE, Alyne
Chicocki, “o Pato Tour também identificará todo o movimento relacionado ao
turismo na cidade, como shows, eventos, festivais, capacitações e a rede de
turismo que se formará com os empresários capacitados.”
Ela evidencia
que é estudado o desenvolvimento de um aplicativo com o nome Pato Tour reunindo
as empresas do setor de turismo, algo que encurtará a distância entre
potenciais consumidores e consumidores e as empresas da área.
O secretário
municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla diz que em relação a uma
situação de normalidade é complexo reunir parceiros e numa situação de pandemia
é mais complexo ainda e está sendo possível obter resultados, algo louvável.
“As ações vão além do Festival Gastronômico, com entidades parceiras envolvendo
o desenvolvimento de talentos com consultorias para preparo dos pratos e
capacitação para excelência no atendimento. Teremos ações em capacitação que
farão diferença e deixam um legado ligado ao desenvolvimento pela capacitação.
Aí pode estar um grande ganho e pode ser um caminho para seguirmos com edições
futuras de continuidade.”
O Prefeito
Robson Cantu se mostra satisfeito com o início da jornada reconhecendo o
esforço dos profissionais, das entidades e dos empresários em viabilizar as
iniciativas propostas. “Integrados e com objetivos comuns podemos fazer mais e
melhor pelo bem coletivo e a prefeitura está aí, irmanada e ajudando
diretamente, em boas causas que geram alavancagem econômica que tem, por
consequência, efeitos diretos no desenvolvimento social.”
Festival Gastronômico
O Setor
Gastronômico foi um dos mais afetados pelos efeitos de comportamento de consumo
e legislações impostas a partir da pandemia da Covid-19. Diante disso, dentro
do Plano de Retomada da Economia – Projeto Pato Tour, liderado pela Prefeitura
Municipal de Pato Branco, em parceria com a Fecomércio, o Senac, o Sindicato
dos Hotéis - SHBRS, Bares e Similares, o SEBRAE-PR foi lançado na manhã do dia
11 de agosto, no Largo da Liberdade, o 1º Festival Gastronômico de Pato Branco.
A
ideia é a preservação das normas estabelecidas para a prevenção a Covid-19 com
o incentivo ao consumo nos estabelecimentos de alimentação. A perspectiva é de
que mais de 40 estabelecimentos se inscrevam, até o dia 24 de agosto, no
Festival, aponta a chefe do Departamento Municipal de Turismo, Márcia Triches
Painim ressaltando que todos receberão consultorias de apoio, através do
SEBRAE. Já o SENAC prestará orientações com o chef Fabiano Catusso para
melhoria dos pratos. “Pelo menos um prato, durante o Festival, terá desconto de
50% e os restaurantes de comida por quilo farão o sorteio de uma refeição ao
dia.
Um
esforço conjunto buscará difundir o Festival na cidade e fora dela. A
Prefeitura, o SEBRAE e as entidades parceiras estão comprometidos em colaborar
na difusão das iniciativas que atraiam consumidores locais e regionais para as
atividades.
Consultorias
De
acordo com o gerente regional do SEBRAE-PR, César Colini, dentro da iniciativa
que faz parte do Plano de Retomada Econômica consultores estarão repassando as
empresas inscritas o “Modelo Disney de experiência e encantamento do
cliente”. A consultora evidenciará os
detalhes que podem fazer a diferença no relacionamento das empresas com o
cliente o que pode vir, por consequência, potencializar os estabelecimentos de
alimentação envolvidos. ”Serão consultorias online coletivas, mas com a
Jacqueline Ferreira Gomes, reconhecida nacionalmente na área.”
Tiago
Chicoski – Presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Similares evidencia que
o Festival é representativo e animador. “Representa um novo momento para
alavancarmos as vendas. Já percebemos, no lançamento, procura significativa de
empresários querendo participar e o apoio da comunidade. É algo motivador e que
pode ser um fator a mais para a população voltar a consumir e gerar a retomada
do desenvolvimento do Segmento.”
Chicoski
diz que as dificuldades com a pandemia foram extremas. “Ficamos com as vendas
muito abaixo e o delivery, por si só, não viabilizava nossos custos
operacionais, especialmente empresas de porte maior. Tanto que muitos
estabelecimentos não suportaram ou enxugaram, radicalmente, suas estruturas.
“Tinhamos no grupo 240 colaboradores e chegamos a reduzir para 89. Agora a
quantidade de empregados está voltando a ser ampliada.”
Para
o presidente do Sindicato os envolvidos na iniciativa estudam trazer atrações
surpresa que gerem movimentações no comércio. “Há a expectativa de que o
consumo em restaurantes volte a se efetivar, pois gera um benefício econômico
expressivo e impactante tanto na economia quanto no meio social.”
Vanderlei
Pinheiro Correia, gerente do SENAC enfatiza que a ideia é dar apoio com um chef
para os restaurantes que não contam com tal estrutura profissional e estão
inscritos no Festival. “Estamos certos que a integração de esforços será para o
bem comum da economia e da sociedade. O SENAC é referência em qualificação em
Gastronomia e estamos ai para auxiliar.”
Fotos Rodinei Santos/Prefeitura



