O município de Pato Branco,
por meio da Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Inovação (SMCTI), foi
escolhido a participar do projeto Conecta 5G, que é promovido pela Associação
Brasileira do Desenvolvimento Industrial (ABDI) e tem como meta implementar
casos de demonstração para testes práticos de uso de espaços públicos com antenas
5G integradas.
O Conecta 5G consiste em utilizar a iluminação pública ao instalar uma antena em um ponto de iluminação. Assim, cada luminária inteligente irá conter uma antena 5G com tecnologia do chipset da empresa Qualcomm, fazendo com que a cada luminária realize a comunicação com o usuário e dispositivos. O Conecta 5G tem parceria da Nokia, Qualcomm e a israelense Jugano, que desenvolveram este equipamento.
Dentre 5570 municípios brasileiros, apenas 12 foram selecionados para o projeto: Pato Branco (PR), Curitiba (PR), Maceió (AL), Ceará-Mirim (RN), Petrolina (PE), Araguaína (TO), Jaraguá do Sul (SC), Picos (PI), Sorocaba (SP), Paraipaba (CE), Parauapebas (PA) e Canaã dos Carajás (PA).
Esta antecipação na
implementação deste projeto (previsto originalmente para 2030) trará um grande
potencial de inovação e geração de novos negócios para a cidade e consequente
desenvolvimento socioeconômico aos munícipes. A articulação positiva do
ecossistema tecnológico e empresarial pato-branquense com a ABDI foi
preponderante para a escolha da nossa cidade entre as 12 eleitas para o
projeto.
A integração das antenas às
luminárias, resultam em uma autonomia para o município, pois a Prefeitura
poderá gerar receitas acessórias, alugando as antenas para as operadoras de
rede móvel. Assim, a rede 5G transformará a infraestrutura de conectividade da
cidade. Vale ressaltar que a tecnologia 5G não é apenas maior velocidade de
internet, mas também maior densidade de dispositivos, maior confiabilidade e
menor latência, sendo características fundamentais para aplicações em IoT,
serviços de streaming, carros autônomos e telemedicina, por exemplo.
“Nós teremos transformações
na área de automação industrial, agricultura, transporte, varejo, telemedicina,
segurança e educação. Além de tecnologias já existentes, espera-se que novas
tecnologias e aplicativos sejam criados, a partir da disponibilidade do 5G”,
afirmou a chefe de Infraestrutura Tecnológica da SMCTI, Lígia May Taniguchi. A
previsão é de implantar 15 pontos de luminárias inteligentes que utilizam a
tecnologia 5G. Os locais para implantação das luminárias estão sendo definidos
pela SMCTI em conjunto com a ABDI, mas espera-se que a tecnologia seja
utilizada de forma otimizada.
Conforme o secretário de
Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti, “para o município de Pato
Branco, a implantação da rede 5G é fundamental para o desenvolvimento do
projeto de cidades inteligentes, em que nos apoiamos em projetos de
conectividade de dispositivos e sensores, assim como aplicações devido à alta
velocidade de internet. Isso visa melhorar a vida dos pato-branquenses e de
todo o Sudoeste”. Até o mês de Junho haverá confirmação das datas do início das
obras de instalação das antenas.


