Aconteceu quarta-feira (07/07)
a atividade inicial do Programa de Retomada Econômica de Pato Branco, com a
capacitação e alinhamento da Força Tarefa, em seu Módulo 1. Na oportunidade
estiveram presentes o prefeito municipal Robson Cantu; o secretário municipal
de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti; a secretária interina de Desenvolvimento
Econômico, Elenice Catafesta Smiderle.
Na oportunidade o gerente
do Sebrae, Cesar Giovani Colini parabenizou o prefeito Robson Cantu e a
administração municipal por direcionar esforços para o alcance de avanços no
Setor Econômico. “O aporte de R$2,5 milhões é uma iniciativa inédita na região
e poderá chegar a R$25 milhões em operações de crédito aos empreendedores,
através de instituições financeiras indicadas.”
Entidades
envolvidas no Plano de Retomada: ACEPB, IRDES, Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação,
Uniprime, Cresol, Viasoft, Núcleo da Mulher – ACEPB, Sindicato dos Bares, Hotéis
e Restaurantes, UTFPR, IDR (Emater), Unicred,
Faculdade Mater Dei, SGC e Unidep.
O
prefeito Robson Cantu parabenizou e agradeceu os participantes do encontro
ressaltando que todos serão vitais para as etapas seguintes. Além de
destinações para acesso facilitado ao crédito o município implantará a Lei de Responsabilidade
Econômica, que visa desburocratizar e agilizar a abertura de novos negócios,
após minuciosa análise de profissionais do SEBRAE-PR. “Enquanto tivermos pessoas
com vontade de transformar alcançaremos a cidade que sonhamos. Estou tendo a
oportunidade de envolver a comunidade na transformação de Pato Branco”,
complementou falando sobre as oportunidades que podem surgir a partir da
evolução do conhecimento. “Precisamos dar atenção especial para as classes mais
prejudicadas e colaborar na recuperação destes empreendedores”.
Haverá
ainda a adoção do Selo Empresa Segura que envolverá a aplicação de boas
práticas preventivas ao Covid em bares e similares com a emissão de um selo que
dará as empresas detentoras maior atratividade de público e ao consumidor final
a segurança de estar buscando estabelecimentos que se preocupam em não
disseminar o Covid-19.
Dentro
do Programa da Retomada, lembra o prefeito Robson Cantu, a Casa do Empreendedor
ganhará, até dezembro de 2021, novo endereço, num espaço mais amplo e agradável
para atendimento, com profissionais cada vez mais comprometidos em atender
dúvidas e prestar esclarecimentos necessários.
Para Maria Auria
Mulhmann, o SEBRAE-PR estará com várias
frentes de contato e apoio para que os empreendedores consigam alcançar novas
perspectivas no momento. “Agradecemos ao prefeito e as lideranças pela
confiança e vamos nos esforçar para atender as expectativas e auxiliar no
alcance de novas perspectivas para a economia.”
Pesquisa
Será realizada pesquisa envolvendo entrevistas com 400 lideranças
de Pato Branco visando identificar expectativas de transformação do município.
Tais resultados auxiliarão no balizamento das ações do Plano da Retomada.
IRDES
Representando o IRDES estavam Rosana
Demétrio da Costa, Lilian Dal Bello e Anderson Michelin (Também CRA-PR e Faculdade
Mater Dei) e Marcelo Dalle Teze.
O próximo encontro será no dia 21 de
julho das 13h30min às 21h30min




