Pato Branco inicia o Programa da Retomada Econômica

Aconteceu quarta-feira (07/07) a atividade inicial do Programa de Retomada Econômica de Pato Branco, com a capacitação e alinhamento da Força Tarefa, em seu Módulo 1. Na oportunidade estiveram presentes o prefeito municipal Robson Cantu; o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti; a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Elenice Catafesta Smiderle.

Na oportunidade o gerente do Sebrae, Cesar Giovani Colini parabenizou o prefeito Robson Cantu e a administração municipal por direcionar esforços para o alcance de avanços no Setor Econômico. “O aporte de R$2,5 milhões é uma iniciativa inédita na região e poderá chegar a R$25 milhões em operações de crédito aos empreendedores, através de instituições financeiras indicadas.”

            Entidades envolvidas no Plano de Retomada: ACEPB, IRDES, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Uniprime, Cresol, Viasoft, Núcleo da Mulher – ACEPB, Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes, UTFPR,  IDR (Emater), Unicred, Faculdade Mater Dei, SGC e Unidep.

            O prefeito Robson Cantu parabenizou e agradeceu os participantes do encontro ressaltando que todos serão vitais para as etapas seguintes. Além de destinações para acesso facilitado ao crédito o município implantará a Lei de Responsabilidade Econômica, que visa desburocratizar e agilizar a abertura de novos negócios, após minuciosa análise de profissionais do SEBRAE-PR. “Enquanto tivermos pessoas com vontade de transformar alcançaremos a cidade que sonhamos. Estou tendo a oportunidade de envolver a comunidade na transformação de Pato Branco”, complementou falando sobre as oportunidades que podem surgir a partir da evolução do conhecimento. “Precisamos dar atenção especial para as classes mais prejudicadas e colaborar na recuperação destes empreendedores”.

            Haverá ainda a adoção do Selo Empresa Segura que envolverá a aplicação de boas práticas preventivas ao Covid em bares e similares com a emissão de um selo que dará as empresas detentoras maior atratividade de público e ao consumidor final a segurança de estar buscando estabelecimentos que se preocupam em não disseminar o Covid-19.

            Dentro do Programa da Retomada, lembra o prefeito Robson Cantu, a Casa do Empreendedor ganhará, até dezembro de 2021, novo endereço, num espaço mais amplo e agradável para atendimento, com profissionais cada vez mais comprometidos em atender dúvidas e prestar esclarecimentos necessários.

Para Maria Auria Mulhmann,  o SEBRAE-PR estará com várias frentes de contato e apoio para que os empreendedores consigam alcançar novas perspectivas no momento. “Agradecemos ao prefeito e as lideranças pela confiança e vamos nos esforçar para atender as expectativas e auxiliar no alcance de novas perspectivas para a economia.”

            Pesquisa

Será realizada pesquisa envolvendo entrevistas com 400 lideranças de Pato Branco visando identificar expectativas de transformação do município. Tais resultados auxiliarão no balizamento das ações do Plano da Retomada.

IRDES
            Representando o IRDES estavam Rosana Demétrio da Costa, Lilian Dal Bello e Anderson Michelin (Também CRA-PR e Faculdade Mater Dei) e Marcelo Dalle Teze.

O próximo encontro será no dia 21 de julho das 13h30min às 21h30min

 

Compartilhe essa publicação:
Postado por IRDES
Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico – IRDES