O Instituto
Theóphilo Petrycoski – ITP vem desenvolvendo projetos voltados ao
desenvolvimento humano numa nova fase. “Nossas crianças estão tendo acesso a um
projeto que verdadeiramente transforma vidas”. Palavras da técnica Anita Inês
Klemann, uma das mais conceituadas profissionais da área do país que esteve
coordenando as apresentações neste final de semana da iniciativa que também
envolve a Prefeitura Municipal de Pato Branco.
O prefeito Robson Cantu esteve no
sábado prestigiando as apresentações evidencia que o projeto vem alcançando
grandes resultados, tal o reconhecimento que o município vem obtendo nas
competições que participa e apoio de expressivas lideranças para que se
fortaleça. “É um projeto que envolve muitas crianças que são acompanhadas pelos
seus familiares e tem, acima do esporte, um papel educacional importante.”
As atletas de alto rendimento
realizaram apresentações no sábado, dia 4, no Ginásio Dolivar Lavarda, com o
espetáculo “toda a forma de felicidade”,
num evento de entrada franca.
“Foi
interessante ver a capacidade das meninas e o potencial que elas têm para
alcançarem novos horizontes na atividade esportiva”, comenta Péricles
Petrycoski que acompanha de perto, via ITP, o projeto desde sua fase
embrionária.
Cláudio
Petrycoski diz que a Ginástica Rítmica é um esporte olímpico, plástico e que
seduz por sua beleza. “Que bom ver em Pato Branco o desenvolvimento desta linda
prática esportiva e estamos felizes por ver a evolução do esporte por aqui.”
No
domingo, também no Dolivar Lavarda, foi a vez as alunas que não estão nas
modalidades de rendimento, que participam de disputas nacionais, apresentarem
os conhecimentos adquiridos. No Festival Instituto Theóphilo Petrycoski de Ginástica Rítmica tiveram a oportunidade
de evidenciar a familiares, amigos e comunidade a atividade proporciona de
evolução.
A
Ginástica Rítmica é fruto da integração de esforços entre Prefeitura e
Instituto Theóphilo Petrycoski e conta com o apoio da Atlas Eletrodomésticos,
da Unidep, da Afya, do Hospital São Lucas, da Guepardo Frutas e da Unimed Pato
Branco.
Alexandre
Zoche, secretário municipal de Esporte e Lazer esteve prestigiando o evento e
evidenciou que a Ginastica Rítmica é um exemplo de que a união de esforços gera
resultados transformadores. “Estão de parabéns as alunas, os pais e os
profissionais envolvidos na iniciativa”, bem como as empresas e entidades que
acreditam nesta proposta.
Projeto
A mobilização
e a integração de esforços tem gerado resultados: o Projeto de Ginástica
Rítmica conta com cerca de 300 alunas e 32 atletas de alto rendimento. Elas
recebem treinamento gratuito através da técnica Anita Inês Klemann, uma das
mais conceituadas profissionais da área no país; da professora Franciele Fiorenti, com o apoio
dos estagiários João Marcoreles dos Santos Gomercindo Júnior e Vitória Miranda
Oda. Já no projeto social as participantes recebem aulas gratuitas através das
professoras Grazieli Fagundes da Silva e Sirlei Machado. A coordenação da
Ginástica Rítmica se dá por Adriana Manfredini (Secretaria Municipal de
Esportes) e Karime Clariane Redivo (ITP).
Novidade
O Instituto
Theóphilo Petrycoski deverá iniciar em janeiro um projeto para prática do
vôlei, com oficinas gratuitas continuadas para crianças e adolescentes, com o
apoio da Lei de Incentivo ao Esporte. A
ideia, conta Karime Redivo, “é contar com cerca de 120 alunos neste novo
projeto esportivo para 2022”. Karime
ressalta que, em breve, iniciarão as inscrições para participação da prática de
vôlei.
Fotos Adriano
Medeiros/Difference












