Terceiro Setor precisa de alternativas para sustentabilidade

Fórum debate caminhos para o voluntariado e a responsabilidade social

 No dia 2 de março, uma quinta-feira, a partir das 13h30min, estará acontecendo o I Fórum do Terceiro Setor – Integrados Transformamos. O evento liderado pelo Gama e com o apoio do IRDES e da Secretaria Municipal de Assistência Social traz para Pato Branco o palestrante Tadeu Pedro Vieira, contador, MBA em Planejamento Tributário e voluntário da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer em SC.  Ele falará sobre o voluntariado e a responsabilidade social. É uma oportunidade especial para atualização de conhecimentos  e intercâmbio de informações.

No mesmo dia, às 19 horas, acontecerá uma palestra e um debate sobre o voluntariado e a responsabilidade social, momento de ampla reflexão sobre a forma de relação com entidades do terceiro setor e as condutas de gestão.

O Fórum é destinado a lideranças e gestores vinculados a terceiro setor e membros do Poder Público e acontecerá no Auditório do Sindicomércio, a partir das 19 horas. O ingresso envolve a doação de um quilo de alimentos. Os donativos arrecadados serão sorteados para uma das entidades filantrópicas presentes.

Na opinião da presidente do Gama, Marlene Salete Schenatto será uma oportunidade para as entidades beneficentes acompanharem conteúdos atuais e vitais para a sustentabilidade de suas respectivas organizações.

Cleusa Chiochetta, da diretoria do Gama evidencia que é um começo. No próprio IRDES iniciamos as atividades dos Empreendedores da Solidariedade, inclusive criando um documento base de atuação das entidades que deve ser evoluído para a prática nas entidades. “A ideia é realizar encontro anuais com dirigentes das entidades. Muitas delas estão fazendo a mesma coisa, sem muitos critérios avaliativos das entregas sociais. Não há dúvida que buscam o melhor, mas, integrados, de repente podemos tornar tais entidades mais relevantes no ponto de vista social, o que é vital para a luta contínua pela sustentabilidade, respeitando as vocações de cada organização.”  

No entendimento de Cleusa ações integradas podem gerar uma frutificação diferenciada tanto nas entregas sociais quanto nas formas de gestão e de sustentabilidade das entidades.

Para o presidente do IRDES, Tiago Nunes e Silva o debate para o aprimoramento da gestão de organizações do terceiro setor é válido e beneficia, diretamente, a sociedade. “A iniciativa liderada pelo Gama, que estamos apoiando, tem validade e segue linhas históricas de trabalho que o IRDES acredita, participa e procura auxiliar.”

Informações complementares podem ser obtidas pelo fone 46 3223-1181. As vagas são limitadas.

 

Compartilhe essa publicação:
Membro efetivo do conselho de administração do IRDES