As mais
expressivas entidades de Pato Branco deverão estar reunidas no dia 30 de
setembro, às 18h30min, no Auditório Cidadão (Antigo Fórum), para um amplo
debate sobre “Trânsito Urbano Seguro”. A ideia da iniciativa do Conselho
Comunitário de Segurança – CONSEG em parceria com o Instituto Regional de
Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES é congregar as principais lideranças
num amplo debate sobre o assunto, especialmente a adoção das lombadas eletrônicas.
De acordo com
o presidente do CONSEG, Edson Luiz Outeiro “a adoção de lombadas eletrônicas
sempre gera amplas discussões na sociedade e, com a iniciativa, queremos
levantar um entendimento melhor sobre o tema, inclusive convidando a engenheira
civil da UTFPR, Gabriela Legramanti a falar sobre estudos que realizou sobre o
trânsito local.”
O presidente
do Conselho Consultivo do IRDES, Cláudio Petrycoski evidencia que o
estrangulamento do trânsito e os acidentes no perímetro urbano estão se
intensificando e um bom debate em torno do tema sempre deve ser bem vindo. “A
posição das lideranças poderá pautar linhas de condução tanto do Legislativo
quanto do Executivo local para um assunto que merece nossa melhor reflexão.”
Para a
vice-presidente do CONSEG, Meri Aparecida Moraes o momento envolve
posicionamentos extremos sobre mesmos assuntos. “Há quem veja, por exemplo,
lombadas eletrônicas como fator punitivo, gerador de recursos para o município,
o que não procede e quem observe o emprego da tecnologia como forma de
potencialização da segurança dos pedestres e da comunidade como um todo.”
O presidente
do IRDES, Marcelo Dalle Teze evidencia que será fundamental a presença das
lideranças, da imprensa e será uma bela oportunidade para a construção de
consenso sobre o assunto. “A liberdade em transitar vai até o ponto em que haja
a preservação da segurança de quem faz parte dos trajetos percorridos. Em tudo
alguém ganha ou alguém perde, mas, se pensarmos profundamente, num trânsito
adotado com segurança, todos saem, verdadeiramente ganhando.”



