Include

Inclusão digital avançada para a jovens

O Include foi fruto da união de esforços envolvendo: Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Prefeitura de Pato Branco, Fogões Petrycoski, Instituto Campus Party, SEBRAE e Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. A metodologia empregada foi da Tron. O programa foi desenvolvido por quase dois anos e formou mais de 250 crianças e adolescentes.

A metodologia é solta e cria um ambiente diferenciado de convívio entre os jovens participantes que poderão utilizar o conhecimento para a vida. “O futuro será totalmente diferente e devemos nos preparar para o que vem por aí”, disse o presidente do Instituto Francesco Farruggia.

Para Cláudio Petrycoski que preside o Irdes e lidera o incentivo para a realização do projeto. Oferecer perspectivas para jovens é algo altamente positivo. “Sabemos que sempre haverá algum tipo de transformação e foi ótima para a sociedade. Investimos e acreditamos na importância da inclusão digital para os jovens, afinal é, de fato,  transformadora.“

O Sebrae aplicou a metodologia Idealab é inédita e a primeira a ser adotada no país, com jovens sendo estimulados a usar metodologia para organizar ideias em ações práticas transformadoras. Uma oficina de três dias que foi observada de perto pelo Sebrae Nacional que esteve representado pela integrante da Unidade de Cultura Empreendedora, Manoela Cordeiro Alexandre.

Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, secretária municipal de Assistência Social ressaltou que vê na periferia o amor das crianças por tecnologia. “Este projeto serviu de apoio para a transformação na vida de muita gente, algo que nos leva a participar e agradecer os demais envolvidos.”

Géri Natalino Dutra, secretário municipal de Ciência Tecnologia e Inovação evidenciou as iniciativas de Pato Branco para a Área de Tecnologia, a Inventum e a projeção que o município vem alcançando por esta visão. “Estamos certos que iniciativas como o Include impulsionam as chances de progresso pessoal e profissional dos jovens envolvidos.”

Galeria

projeto projeto projeto projeto projeto projeto projeto projeto projeto projeto projeto
Compartilhe esse projeto: