O INÍCIO

O Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social – IRDES, tem como precedência o Fórum de Desenvolvimento de Pato Branco fundado em 14 de dezembro de 2000, fase em que realizava reuniões na sede do Sindicato dos Bares, Hotéis e Similares de Pato Branco e Região. Teve como primeiros presidentes Vitor Tioqueta, Frederico Vanetti Araújo, André Almeida e Claudio Petrycoski. A partir de 14 de agosto de 2013, sendo presidido por Meri Aparecida Moraes passou para denominação atual que tem como objetivo de promover o desenvolvimento econômico e sócio-ambiental integrado e sustentável dos municípios, procurando harmonizar o crescimento econômico e social, propondo o uso equilibrado de seus recursos físicos, humanos e naturais, que propiciem no aumento das oportunidades de negócios na redução das desigualdades sociais e pobreza, melhorando a qualidade de vida da população mediante a elevação da renda “per capita” e com emprego compatível com a dignidade humana.

A MUDANÇA

Após a mudança de nome a Entidade foi presidida por Aldair Rizzi, Claudio Petrycoski e por Marcelo Silveira Dalle Teze. Tendo um papel diferente do Fórum, se estendendo além dos debates sobre desafios da comunidade tendo diversas frentes de ações.
É a única entidade do Paraná remanescente do Programa Fóruns de Desenvolvimento, estimulado, na época, pelo Sebrae. Participou da organização da Fepeixe; teve participação na formação das Juntas de Conciliação; estimulou a criação do Observatório Social de Pato Branco – OSB-PB; participou de campanhas de arrecadação para a Unidade Oncológica; da Campanha SOS Rodovias que buscava, em parceria com outras entidades, a revitalização rodoviária da Região; defendeu e defende a criação de uma casa de amparo e apoio a mulher vítima de violência; fez campanhas de combate a violência contra a mulher; organizou a interação com lideranças Pato Branco 2022 que serviu de pauta aos candidatos a Prefeitura; foi a entidade pioneira na criação de laboratórios Include, do Instituto Campus Party, no sul do Brasil; organizou maratonas de robótica; se posiciona favoravelmente a transformação do Aeroporto Juvenal Cardoso em Aeroporto Regional; participou da elaboração da Carta do Sudoeste e atua no Projeto White Duck Connection que visa a internacionalização do território.

Missão

Ser uma entidade articuladora e potencializadora do desenvolvimento econômico e social da região.

Visão

Ser uma entidade referência regional em articulação de ações que proporcionem o desenvolvimento regional.

Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria Galeria